Televisão

Alexandra Borges deixa recado ao deixar a TVI: “Vinte e um anos é uma vida”

Responsável pelas principais investigações que marcaram a informação da TVI, Alexandra Borges é a mais recente baixa da estação. Insatisfeita com as mudanças ocorridas a 1 de setembro, a jornalista parte agora para novos desafios.

Ao público, que me acompanha há 35 anos, posso garantir, de forma plena, que deixo a TVI por respeito aos meus valores e princípios, dos quais nunca abdicarei, custe a quem custar. Parto com a integridade que me (re)conhecem e espero continuar a merecer a vossa confiança. Assim continuarei, por Si e para Si! Em breve darei mais notícias, BOAS NOTÍCIAS!“, escreveu nas redes sociais.

Num longo texto partilhado no Facebook, Alexandra fez um balanço de 21 anos no quarto canal. “Cresci profissionalmente na TVI e dediquei-me ao jornalismo de investigação porque ainda acredito que é um dos mais importantes pilares da democracia“, sublinhou, notando que, “por interesse de poucos, é um género que tende a desaparecer mas, por interesse da maioria, continua a fazer a diferença em algumas (poucas) redações de Portugal”.

A minha única motivação sempre foi A VERDADE. A verdade que não prescreve, que não discrimina os mais fracos e que não se mede pela carteira de cada um. Uma verdade que não seja conveniente mas sim isenta, rigorosa e, sobretudo, JUSTA”, garantiu, em jeito de recado.

Do pai, a grande repórter diz que herdou “a honestidade e lealdade”. “Valores que não estão à venda nem se conseguem comprar, mas que, lamentavelmente, alguns desconhecem e desconhecerão sempre, pois é algo que se ganha no berço. É este ADN que levarei comigo para um novo desafio profissional, desafio este que terá os ingredientes que sempre exigi na minha vida profissional”.

Agradeço à TVI parte daquilo que hoje sou. Crescemos juntas, de forma leal e verdadeira, durante 21 anos porém, há 64 dias, tudo mudou”, concluiu, deixando perceber que as mudanças ocorridas a 1 de setembro foram o guia de marcha para sair.