Atualidade

Meghan Markle sobre pressão: Melhor amiga é despedida por racismo

A par da pandemia do novo coronavírus, os protestos contra o racismo, vividos após a morte de George Floyd, estão na ordem do dia nos EUA.

Um choque que levou as celebridades mais relutantes a falar regularmente sobre essas questões para dar visibilidade ao assunto.

A estilista Jessica Mulroney, conhecida como a melhor amiga de Meghan Markle, esteve envolvida esta semana numa polémica que já lhe trouxe amargos dissabores.

A designer de moda canadiana, foi acusada por Sasha Exeter de ter comportamentos racistas com ela, quando pediu, nas redes sociais, para que todas as figuras influentes se mobilizassem em apoio aos protestos pela morte de George Floyd. Segundo Sasha, Jessica Mulroney não se juntou ao movimento e ainda ameaçou por escrito denegrir a sua imagem junto das marcas e empresas associadas ao seu blog.

Não estou a dizer, de modo algum, que a Jess seja racista, mas o que vou dizer é isto: ela é muito consciente da sua riqueza, do seu poder e dos seus privilégios que provêm da cor da sua pele. E isso, amigos, deu-lhe confiança para me enviar essa ameaça“, comentou Sasha. “Jessica nunca usou a sua voz para apoiar o movimento e nem sequer entendeu o motivo pelo qual o deveria fazer“, assinalou, apesar de ser “a melhor amiga de uma das mulheres negras mais conhecidas do mundo“.

Após a controvérsia Jessica Mulroney perdeu o seu trabalho no canal de televisão “CTV”. “O comportamento recente de uma de nossas apresentadoras, Jessica Mulroney, entra em conflito com o nosso compromisso com a diversidade e a igualdade“, anunciou a empresa no Twitter.

Além disso, a revista “Cityline” usou a mesma rede social para anunciar que prescindem da colaboração de Jessica, assim como a rede de lojas La Baie d’Hudson onde era relações públicas.

Dada a repercussão da polémica, a melhor amiga da Duquesa de Sussex foi forçada a emitir um comunicado na sua conta de Instagram confessando que Sasha Exeter teve razão ao reprová-la “por não ter feito o suficiente quando se tratava de participar na importante e difícil discussão sobre o racismo e as injustiças na nossa sociedade“. “Levei como algo pessoal, e isso foi errado. Sei que preciso fazer melhor. Nós, que temos uma plataforma, devemos usá-la para nos expressar“, justificou-se.

Quero dizer, de coração, que cada palavra do meu pedido de desculpas a Sasha é verdadeiro. Não tinha intenção de pôr em risco o seu sustento. Tivemos um desacordo e ficou fora de controle. Desculpe“, continuou, para terminar desejando:  “Que todos continuem a considerar-me uma pessoa responsável ”.

Mais um dilema para a mulher do príncipe Harry, que terá que tomar, pelo menos publicamente, uma posição em relação à amiga e confidente, que conheceu no circuito de celebridades de Toronto e agora é acusada de bullying racista. Não se espera que o faça explicitamente, mas terá todos os olhos postos nesta relação. Uma enorme pressão para Meghan.

Jessica Mulroney,  de 40 anos, não é apenas a melhor amiga da duquesa, é também casada com o apresentador de TV Ben Mulroney – filho do ex-primeiro ministro canadiano Brian Mulroney, – formando um dos casais mais poderosos de Toronto.

Foi a estilista a responsável por apresentar a Meghan Markle os melhores restaurantes, os lugares mais elegantes, e toda a elite.

Por sua vez, Jessica também veio a beneficiar desta amizade depois da amiga ter entrado para a família real britânica.  Meghan é madrinha da filha de Jessica, Ivy, de sete anos, que foi dama de honra no seu casamento com Harry.