Atualidade

Atriz de Glee pede desculpas depois de ter sido acusada de racismo

Lea Michele, a eterna Rachel de “Glee”,  pediu desculpas publicamente à ex-co-estrela da série Samantha Ware, mas insiste que não se lembra  daquele episódio em particular.

Tudo começou com uma publicação de Lea Michele nas redes sociais sobre a morte de George Floyd, o afro-americano que morreu às mãos de um polícia nos Estados Unidos. “George Floyd não merecia isto. Este não foi um incidente isolado e isto tem de acabar #BlackLivesMatter“, escreveu a protagonista de “Glee”.

A sua ex-colega Samantha Marie Ware reagiu aos post com ironia: “A rir muito. Lembras-te de quando fizeste do meu primeiro trabalho na televisão um inferno? Porque nunca me vou esquecer. Acho que disseste a toda a gente, se tivesses oportunidade, ‘ca***** na minha peruca’, entre outras pequenas agressões traumáticas que me fizeram questionar a minha carreira em Hollywood“.

Alex Newell, Amber Riley e Dabier Snell, que também faziam parte do elenco da série, reagiram às acusações e manifestaram o seu apoio a Ware, que viveu um verdadeiro período de bullying em 2015.

Lea, de 33 anos emitiu comunicado no qual pediu desculpas e disse que pretende ser uma pessoa melhor no futuro.

O que importa é que agi claramente de uma maneira que maguou outras pessoas. Uma das lições mais importantes das últimas semanas é que precisamos reservar um tempo para ouvir e aprender sobre as perspetivas de outras pessoas e sobre qualquer papel que tenhamos desempenhado ou qualquer coisa que possamos fazer para ajudar a solucionar as injustiças que enfrentam“, começou por dizer.

Quando eu tuitei no outro dia (a favor da campanha “Black Lives Matter” ), era para ser uma demonstração de apoio aos nossos amigos e vizinhos e comunidades de cor durante este período realmente difícil. Mas as respostas que recebi ao que postei fizeram-me também focar especificamente em como o meu próprio comportamento em relação aos colegas do elenco era percebido por eles“, apontou.

Apesar das desculpas Lea Michele afirmou não se lembrar das ocasiões em que foi apontada como racista pelos colegas do elenco. “Embora eu não me lembre de ter feito essa declaração específica, nunca julguei os outros pelo seu histórico ou cor de pele, esse não é realmente o ponto. O que importa é que eu claramente agi de determinada forma que maguou outras pessoas“, assumiu.

Se foi a minha posição e perspetiva privilegiada que me levou a ser percebida como insensível ou inadequada às vezes ou se era apenas a minha imaturidade e eu sendo desnecessariamente difícil, peço desculpas pelo meu comportamento e por qualquer dor que tenha causado. Nós todos podemos crescer e mudar, e eu definitivamente usei esses últimos meses para refletir sobre minhas próprias falhas“, confessou.

Para finalizar, a atriz sublinhou a sua sensibilidade para este assunto, especialmente agora, que está a passar pela sua primeira gestação. “Estou prestes a mãe e sei que preciso de continuar a trabalhar para me aperfeiçoar e assumir a responsabilidade pelas minhas ações, para que eu possa ser um verdadeiro modelo para o meu filho e para que eu possa passar as minhas lições e erros, para que ele possa aprender comigo. Ouvi essas críticas e estou a aprender e, apesar de me desculpar, estarei melhor no futuro com esta experiência“, concluiu.