Atualidade

Na luta contra o cancro, Isaura mostra-se preocupada e apela ao bom senso

A cantora e compositora Isaura, recorreu este sábado às redes sociais para demonstrar a sua indignação com as pessoas que têm ignorado as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para se ficar em casa, devido ao novo coronavírus.

Não vos consigo explicar o que sente quando se está a lutar pela vida com unhas e dentes e se vê determinados comportamentos com os quais temos de coexistir em impotência”, começou por escrever na legenda de uma foto onde se mostra pela primeira vez careca.

Isaura, que luta contra o cancro da mama, usou o seu testemunho e recordou a sua primeira sessão de quimioterapia para ilustrar a fragilidade e os riscos dos “pacientes oncológicos (com o sistema imunitário altamente comprometido), pessoas com doenças cardiovasculares e pessoas com doenças do foro respiratório – para além de todos aqueles que estão numa faixa etária avançada”.

Não custa assim tanto ser cívico e um bocadinho fraternal; e se mesmo assim isso for demasiado sejam só egoístas e protejam-se a vocês mesmos porque infelizmente não há garantias absolutas de como o vosso organismo vai reagir a este coronavírus”, aconselhou em jeito de recado . Veja a publicação original:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Não vos consigo explicar o que sente quando se está a lutar pela vida com unhas e dentes e se vê determinados comportamentos com os quais temos de coexistir em impotência. Senti-me inundada por perguntas a primeira vez que saí de uma sessão de quimioterapia e fui bafejada em tabaco alheio precisamente à porta; senti-me zangada por tentar caminhar na cidade universitária cheia de efeitos secundários e a recuperar de um hemopneurotorax uns dias antes (afinal o meu cartoon sobre o implantofix e deixarem-me cair era uma premonição ao estilo Simpsons) e não conseguir sentir oxigénio no ar, só uma coisa turva e densa que vem da segunda circular; senti-me incrédula já várias vezes na estrada com condutores que claramente se estão a borrifar para a possibilidade de mandarem com a cara num muro impenetrável. Estamos a viver um momento difícil e é difícil para todos e cada um lida com as coisas à sua maneira; mas não podia deixar de vos vir lembrar que pacientes oncológicos (com o sistema imunitário altamente comprometido), pessoas com doenças cardiovasculares e pessoas com doenças do foro respiratório – para além de todos aqueles que estão numa faixa etária avançada e ou que possam ter outras complicações que não referi – devem ter vomitado um bocadinho quando viram as fotografias do Cais Sodré de ontem à noite. Não custa assim tanto ser cívico e um bocadinho fraternal; e se mesmo assim isso for demasiado sejam só egoístas e protejam-se a vocês mesmos porque infelizmente não há garantias absolutas de como o vosso organismo vai reagir a este coronavirus. (Nota: usei esta fotografia de um cabelo lindo de morrer, pelada, lindo de morrer, pelada e pelada na esperança de que mais pessoas parassem para ler. Porque o mais importante não é o meu cabelo ou falta dele de momento – caso este post seja replicado algures por aí – o importante é estar toda a gente em casa. Não é assim tão difícil)

Uma publicação partilhada por I s a u r a (@isauramusic) a