Atualidade

Rainha Isabel II toma decisão definitiva em relação aos duques de Sussex

Já passou um ano desde que os duques de Sussex decidiram deixar as suas obrigações reais para começarem uma nova vida longe do Reino Unido, procurando também a sua própria independência financeira.

Agora, passado doze meses, Isabel II reuniu-se com o neto Harry por videoconferência, onde ficou determinada a decisão final da soberana, perante as atitudes do neto.

O Duque e a Duquesa de Sussex confirmaram a Sua Majestade, a Rainha, que não irão retomar o seu trabalho enquanto membros da Família Real. Após conversar com o Duque, a Rainha escreveu confirmando que, ao se afastar do trabalho da Família Real, não é possível continuar com as responsabilidades e deveres inerentes à vida de serviço público. As nomeações militares honorárias e patronatos reais detidos pelo Duque e pela Duquesa deverão ser devolvidos à Rainha, antes de serem redistribuídos entre os membros que trabalham para a Família Real”, pode ser lido em um comunicado divulgado esta sexta-feira pelo Palácio de Buckingham.

Sublinhando a “tristeza” da Rainha “por sua decisão“, o comunicado adianta que “o duque e a duquesa continuam sendo membros muito queridos da família“.

Os duques deram assim como definitivo o acordo que ficou conhecido como “Megxit”, pelo que não retomarão os seus deveres reais. O príncipe perde os títulos militares que ainda detinha e tanto Harry como Meghan deixam de ter qualquer patrocínio real.

Desta forma a rainha volta a ter em sua posse títulos de associações militares, da Commonwealth e de caridade que eram ostentados por Harry, – como o de comandante aéreo da Royal Air Force Honington ou o de capitão-general dos Royal Marines -, e por Meghan Markle, como o mecenato do Teatro Nacional. O casal despede-se ainda das funções que tinham na The Queen’s Commonwealth Trust.

O filho mais novo do príncipe Carlos e da princesa Diana fixou residência nos Estados Unidos com a mulher, a ex-atriz Meghan Markle, e o filho de ambos, Archie. O casal aguarda o nascimento do segundo filho.