Moda

Júlio e Inês Torcato vestem bonecos da Fundação Infantil Ronald McDonald

Num trabalho a quatro mãos, o clã Torcato, veste os bonecos solidários da Fundação Infantil Ronald McDonald, o Pedro e a Maria, a apresentar na 44ª edição do Portugal Fashion.

O casal de bonecos solidários, cuja receita de vendas reverterá integralmente em benefício dos três programas de apoio gratuito da Fundação Infantil Ronald McDonald, integra uma edição limitada e numerada de artigos solidários da Fundação, da qual anteriormente já participaram os criadores: Katty Xiomara, Miguel Vieira e Nuno Baltazar.

As criações agora apresentadas por Júlio e Inês Torcato estão disponíveis durante o evento por 35 euros cada (60 euros o casal) e quem os adquirir será convidado a assistir em primeira fila a um desfile à escolha incluído no line-up do Portugal Fashion outono/inverno 2019-20.

A coleção solidária da Fundação Infantil Ronald McDonald procura espelhar as muitas histórias das crianças que diariamente passam pela Casa Ronald McDonald do Porto, no Centro Hospitalar Universitário São João, pela Casa Ronald McDonald de Lisboa, junto ao Hospital Dona Estefânia, e ainda pelo Espaço Familiar Ronald McDonald, no Hospital Santa Maria, em Lisboa. Ao mesmo tempo que pretende ajudar no aumento de resposta às famílias oferecendo-lhes as melhores condições de bem-estar durante o período de tratamento dos seus filhos.

Foram as famílias que a Fundação Infantil Ronald McDonald apoia que levaram os criadores a associarem-se ao projeto, tal como enfatizam: “Apoiar causas tão nobres como as atividades desenvolvidas pela Fundação Infantil Ronald McDonald é gratificante por si só, e a recompensa torna-se ainda maior quando o fazes através do trabalho que abraçaste como profissão. Vestir a Maria será decerto uma das mais bonitas criações da minha carreira!”, sublinha Inês Torcato.

Júlio Torcato, um dos ícones da moda portuguesa, corrobora: “Os meus 30 anos de carreira permitem-me afirmar que desenhar o guarda-roupa do boneco Pedro da Fundação Infantil Ronald McDonald foi talvez um dos grandes desafios da minha vida artística, sobretudo pela elevada carga simbólica associada à vida das crianças que tanto têm para partilhar connosco”.

O Pedro veste um blusão bomber comprido marinho com pormenores em elástico, um hoodie de malha jersey de risca cinza mescla e uma calça de pregas marinho. O look contemporâneo é completado com um lenço na cabeça de igual tecido e uma mochila em formato de coração com alças em fita de gorgorão marinho e branco” – revela Júlio Torcato sobre a sua criação, que diz ser “influenciada pelo universo da alfaiataria e do streetwear”.

A Maria, veste um blusão bomber marinho com capuz com bolsos de chapa soltos e um vestido de malha jersey cru com encaixe de mousseline branca plissada. Uma mochila em formato de coração com alças em fita de gorgorão marinho e branco é o complemento final” – diz-nos Inês Torcato sobre a sua criação, que “assenta nos clássicos reinterpretados numa linguagem alternativa, urbana e jovem”.