Moda

Inês Torcato lança coleção em que a personalidade vale mais do que o género

Foi sobre os trilhos do Museu do Carro Elétrico que o Portugal Fashion voltou ao Porto na quinta-feira para mais três dias de desfiles. Depois de Luís Onofre, Pedro Pedro, Carlos Gil e Alves/Gonçalves, o primeiro dia do evento de moda na Invicta arrancou com os trabalhos de criadores emergentes: oito designers e 12 estudantes de seis escolas de moda.

No elenco da plataforma Bloom, Inês Torcato, um nome cada vez mais a ter conta na moda nacional, apresentou a coleção ‘Self-Portrait (Mirror)’ (Auto-Retrato Espelho). E, como é já imagem de marca, as propostas refletiram a exploração e desconstrução formal dos clássicos da alfaiataria.

Com inspiração no conceito de auto-retrato e no seu reflexo nos outros e dos outros em nós, a estilista criou coordenados para ambos os sexos partindo da mesma base, mas adaptando às silhuetas masculinas e femininas, pois “uma mulher pode vestir roupa de homem, mas um homem, à partida, não veste roupa de mulher”, explicou.

Sugestões em preto, cru, branco e azul, num jogo de texturas cruas, acabamentos inacabados em materiais fortes, leves, riscas, opacidades e pregas, pautaram a criação de quem arriscou em novos materiais e até em discretos padrões.

A primeira etapa no Porto, contou ainda com a participação de alunos da Escola de Moda do Porto (EMP) e da Cenatex; da Escola Superior de Artes Aplicadas, do Politécnico de Castelo Branco, e da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Escola Superior de Artes e Design e a Modatex.

Maria Kobrock, Joana Braga, David Catalán, Olímpia Davide, Beatriz Bettencourt, Nycole e Sara Maia, foram os outros designers que subiram à cena, reforçando a certeza de que a moda está em constante renovação.

Esta sexta-feira, o evento muda-se para a ‘base’ da Alfândega do Porto, com destaque para os desfiles de Anabela Baldaque, Diogo Miranda ou Miguel Vieira, antes de, no sábado, serem apresentadas as propostas de Katty Xiomara, Luís Buchinho, Nuno Baltazar ou Alexandra Moura, passando pelo antigo Matadouro Municipal e o Cais Novo.

Veja as propostas da coleção de Inês Torcato:

Fotos: Portugal Fashion