Moda

Inês Torcato: mais um nome a ter em conta na moda nacional

Se está a pensar que o nome Torcato lhe soa a familiar, é normal. É que Inês é filha do estilista Júlio Torcato.

Mas nem sempre ‘assumiu’ o nome. Isso só aconteceu agora, para não se confundir com outras homónimas que fazem parte do Bloom, plataforma de novos talentos do Portugal Fashion.

“O Torcato foi um bocadinho forçado. Foi um conselho. Por uma questão de haver aqui no Bloom muitos nomes parecidos: Inês, Maia. Ficava uma confusão muito grande e aconselharam-me a trocar o nome. O Torcato foi o que me pareceu mais natural. Não é apelido. É o segundo nome do meu pai”, disse, à margem da apresentação da sua coleção no Porto, esta quinta-feira.

Por isso é que ‘Sketch (Self-Portrait)’ é o seu primeiro trabalho como Torcato. “Tecnicamente é a minha 3ª coleção. Fiz uma coleção com quatro coordenados, de fim de curso, para o desfile da ESAD. Depois o concurso Bloom em março. E agora esta. No fundo é a primeira grande”, explicou.

Em ‘Sketch’ o blazer, sobretudo ou camisa trazem o interior para o exterior, a desconstrução sobre o construído. “A coleção é ousada. Tem fatos com colete incorporado, peças do avesso. O que é muito a minha imagem. O nome da coleção é ‘Skecth’, de esboço, e entre parênteses auto-retrato”, elucidou.

Não é só o nome que Inês carrega. É também o pormenor técnico que herdou do pai, com quem troca conselhos.  “Gosto da parte da alfaiataria e o meu pai trabalha muito os fatos, altera um bocado os detalhes. Tento trabalhar reinterpretando um pouco mais”, confessou, orgulhosa do legado.

Ter crescido neste ambiente e de trabalhar lado a lado com Júlio Torcato, deixaram-na uma Inês mais calma.

A coleção, essa, foi pensada e alterada até ao dia do desfile. “Fui trabalhando nisto há meses. Nos concursos temos de fazer a coleção, desenhá-la, enviar o projeto e já está. Se passarmos à segunda fase, temos de fazer o que está ali. Aqui não. Fui mudando sempre coisas quase até há uns dias atrás”, contou divertida.

Inês terminou a licenciatura em Design de Moda pela ESAD Matosinhos em 2014, tendo ganho já alguns concursos de design. Este ano apresentou o seu trabalho como sendo a 2ª classificada do Concurso Bloom pelo Portugal Fashion.

Veja aqui o desfile: