Atualidade

Revelada este domingo a carta manuscrita que Meghan Markle escreveu ao pai

O conteúdo completo de uma carta escrita pela Duquesa de Sussex para o seu pai, pouco tempo depois do seu casamento com o príncipe Harry, foi revelado pela primeira vez este domingo.

A existência da carta surgiu na semana passada depois de amigos próximos da Duquesa terem dado entrevistas anónimas à revista de celebridades americana People.

Eles contaram que a Duquesa ficou tão chateada com os ataques públicos do pai, Thomas Markle, a ela e ao príncipe Harry, que escreveu a carta angustiada, implorando-lhe que tratassem dos seus problemas em particular.

A missiva de cinco páginas, enviada em agosto do ano passado, e publicados hoje pelo The Mail, revelam as verdadeiras razões do distanciamento de Meghan em relação ao pai.

De uma forma elegante, a mulher de Harry acusa o pai de quebrar o seu coração “em um milhão de pedaços”, dando entrevistas à imprensa, fabricando histórias e atacando o seu novo marido.

A Duquesa também refere ao progenitor, em tom angustiado, o facto de se ter aliado à sua meia-irmã Samantha – que a atacou na imprensa – enquanto ela “sofreu silenciosamente nas mãos das suas cruéis mentiras”.

Ela continua a frisar que o Sr. Markle não fez nenhuma tentativa para a contactar e censura-o por ter dito mentiras aos jornalistas, e dizendo que o quiseram evitar.

Meghan também acusa o pai de ter recusado as ofertas do príncipe Harry para o ajudar quando ele sofreu dois ataques cardíacos, e de ser ingrato em relação ao dinheiro que ela lhe deu.

O premiado diretor de iluminação de Hollywood, que mora agora no México, disse que nunca pretendeu divulgar a carta manuscrita “por respeito a Meghan”, mas diz que foi forçado a fazê-lo agora porque o seu conteúdo tem sido falsificado.

Ao contrário das alegações feitas pelos amigos da duquesa, ele diz, que na carta, a filha não fez nenhuma tentativa de reconciliação. “Eu pensei que seria um ramo de oliveira. Em vez disso, era um punhal no coração”, disse Markle, de 74 anos, ao The Mail.

O homem afirma que Meghan não fez nenhuma tentativa para consertar as coisas, e conta que tentou várias vezes chegar à sua filha e ao genro que nunca conheceu.

A Duquesa foi criticada pela sua aparente permissão para que os seus amigos e confidentes a defendessem na entrevista à revista People. O Palácio de Kensington recusou comentar se as fontes anónimas da revista tinham agido com a aprovação da Duquesa.

O ex-secretário de imprensa do Palácio de Buckingham, Dickie Arbiter, que trabalhou para o príncipe Charles e a falecida Diana, teme que esta decisão só vai exacerbar os problemas. “Supondo (e como essas fontes são anónimas, não sabemos ao certo) que isso foi feito com o acordo dela, ela abriu uma caixa de Pandora. A questão com o pai é uma ferida aberta e eu não tenho certeza se a melhor ideia é agravar isso”.

O pai de Meghan diz que é injusto que os amigos da sua filha usem a imprensa para fazer aquilo de que tem sido criticado, dar entrevistas.

Os conflitos entre pai e filha começaram depois que o The Mail on Sunday revelou, dias antes do casamento real, em maio passado, fotografias que demonstraram que o progenitor de Meghan conspirou com os paparazzi, para lucrar financeiramente.

Na carta, Meghan Markle pediu ao pai que parasse com os ataques “dolorosos” ao príncipe Harry, paciente, gentil e compreensivo.

Durante meses, a tal carta ficou escondida na sua maleta de couro preta dentro de um simples envelope da FedEx. Cinco páginas, escritas no papel elegante e com brasão, que não partilhou com ninguém, porque, “foi muito doloroso”.

Quando abri a carta, esperava que fosse o ramo de oliveira que eu desejava”, disse. “Eu estava à espera de algo que seria um caminho para a reconciliação. Em vez disso, foi profundamente doloroso. Eu fiquei tão arrasado que não pude mostrá-la a ninguém e nunca teria acontecido se não fosse pelos acontecimentos da semana passada”, afirmou o sr. Merkle.

A carta revelada pelos amigos anónimos de Meghan, publicada na quarta-feira passada na imprensa, a missiva tinha um tom carinhoso de uma filha de coração partido ansiosa para recuperar a relação com o pai.

Nessa entrevista, o amigo da Duquesa garante que ela não mudou de número de telemóvel e que o pai nunca a tentou contactar, ao contrário do que ele afirma. O amigo confirma ainda que a mulher de Harry lamenta, na carta que enviou ao pai, a sua ausência no casamento. “Pai, estou de coração partido. Amo-te. Tenho um pai. Por favor, para de me prejudicar perante a imprensa para que possamos reparar a nossa relação”. Como resposta, Thomas Markle escreveu-lhe uma longa carta, pedindo-lhe uma fotografia com ele. São estas declarações que levaram o amigo da duquesa afirmar que Thomas Markle mantém um acordo secreto com um paparazzo para ganhar dinheiro.

Fotos: Reprodução