Cultura

Vídeo: “Paris, Lisboa” assim se chama o segundo disco de Salvador Sobral

O nome do disco é inspirado numa viagem sem partida nem chegada, mas cujos pontos de união se fazem entre Paris e Lisboa, cidades de grande preponderância no processo de construção deste disco. É ainda uma homenagem ao clássico de Wim Wenders – “Paris, Texas” de 1984, cujo argumento e realização marcaram Salvador Sobral.

O disco, que terá o selo da Valentim de Carvalho em Portugal e da Warner Music Spain no resto do mundo, estará disponível nas lojas e em todas as plataformas digitais a 29 de Março.
Note-se que é a primeira vez que um artista português assina pela Warner Music Spain, um contrato de representação no mundo inteiro, à exceção de Portugal.

Para este segundo trabalho de originais, Salvador Sobral conta com a produção musical de Joel Silva, que ajudou a tornar distinta cada canção, cristalizando os registos de estúdio de um modo orgânico, deixando abertas possibilidades para a exploração dos temas nos concertos ao vivo.

Um disco com 12 canções em várias línguas, mas onde predomina o português. A irmã Luísa Sobral, a mulher Jenna Thiam, Joel Silva, Júlio Resende, André Rosinha, Leo Aldrey e o próprio Salvador Sobral constituem a lista de autorias e composições originais que se poderão escutar em “Paris, Lisboa”. Revisita-se ainda um tema do cancioneiro de Lupicínio Rodrigues, brasileiro gaúcho, e de Francisca Cortesão e Afonso Cabral.
Salvador Sobral estreia-se neste disco a cantar na língua de Piaf, com uma valsa que podia ter sido ouvida na Paris de todos os tempos.

As apresentações ao vivo de “Paris, Lisboa” estão agendadas, em Portugal, para maio nos Coliseus de Lisboa e Porto e no Teatro das Figuras em Faro. Antes, Salvador Sobral apresentará o novo disco na Polónia, Alemanha e Suíça durante o mês de abril numa digressão de 10 concertos.

2019 será um ano de consolidação e novas conquistas para Salvador Sobral, que voltará a Espanha para visitar ou revisitar salas por onde passou em 2018, entre elas o icónico Palau de la Música Catalana em Barcelona, e viajará pelo Mundo, com concertos já confirmados nos países bálticos e Finlândia. Novas datas e locais serão anunciados em breve.

“Paris, Lisboa” sucede a “Excuse Me”, o álbum de estreia de Salvador Sobral, editado em 2016, lançado um ano antes de o cantor se tornar famoso ao vencer a Eurovisão.

Fotos: Ana Paganini