Televisão

Lisboa chama “Todos a Bordo” para a Eurovisão e já chovem críticas

Foi através de uma conferência de imprensa no Oceanário de Lisboa que a RTP divulgou, esta terça-feira, dia 7, mais pormenores sobre o próximo festival.

“All Aboard!” (Todos a Bordo!) será o slogan da Eurovisão de 2018 (ESC). A ligação de Portugal aos Descobrimentos e ao mar também se nota no logotipo: uma concha e um ser marinho, que será diferente consoante as situações.

A explicação foi dada, os desenhos foram revelados e até há um vídeo a mostrar o processo de criação. Mas isso não convenceu os fãs eurovisivos que acham o slogan muito estranho e o logotipo parece ter sido feito por uma criança.

“Quem roubou o meu projeto de design do liceu? Jon Ola [Sand, Supervisor Executivo da Eurovisão] seu ladrão”, brincou um rapaz sérvio.

“Quem é que escolheu isto? Uma criança de 7 anos?”, perguntou uma alemã. “Portugal deve ter achado que ia organizar o Junior Eurovision [Eurovisão para as crianças], disse outro.

“Bem vocês disseram que iria ser a Eurovisão mais barata de sempre [afirmação feita pela RTP]. Mas isso não quer dizer que tenham de arranjar um slogan simples/estranho”, frisou um fã.

“All are Bored!” (Todos estão aborrecidos), foi um dos trocadilhos que fizeram.

“O slogan é ótimo mas não há nenhum “wow factor” ao olhar para isto”, opinou um português.

Basicamente o teor dos comentários – incluindo de portugueses – são quase todos à volta destas críticas, que choveram logo que a organização publicou a imagem no Facebook.

Ainda assim houve quem percebesse a ideia. “Trata-se de reunir todos num só lugar” e “Adoro e mal posso esperar pelo ESC em Portugal, um dos países mais simpáticos da Europa” foram as reações mais positivas.

Gonçalo Madaíl, diretor criativo da RTP, disse: “Durante séculos, Portugal explorou o mundo pelo mar. Hoje, Lisboa é cada vez mais a cidade de todas as cores, um grande porto de culturas e sons que recebe todos vocês a bordo!”

Já Jon Ola Sand salientou que o Reference Group (equipa responsável por cada edição do ESC) está “extremamente feliz com o tema criativo e os logos deste ano, que ressoam com a história de Lisboa e enfatizam muito bem os valores fundamentais da Eurovisão, incluindo a diversidade. O Oceano conecta todos nós e a sua variedade pode fornecer uma boa inspiração para cada uma das 42 emissoras participantes que esperamos ver em Lisboa em maio próximo”.

Sim, serão 42 os países na competição (já contando com Portugal). Rússia, que desistiu de participar este ano em Kiev apesar de ter uma cantora e um tema escolhidos, regressa ao festival.

Apenas a Macedónia não estará na Eurovisão 2018, ao passo que os outros países presentes serão os mesmos que participaram este ano, quando Salvador Sobral venceu.

Quanto aos bilhetes e respetivos preços, serão divulgados pormenores nas próximas semanas. As duas semifinais e a final da Eurovisão serão a 8, 10 e 12 de maio na Altice Arena.

Foto: Facebook