Atualidade

Salvador Sobral desiludido com prémio da Eurovisão

Não é novidade que o cantor nunca viu o Festival, nem o formato nacional, nem o europeu. Por isso quando Salvador Sobral descobriu que o vencedor da grande final da Eurovisão não ganha um prémio em dinheiro, ficou desiludido.

E fez questão de salientar isso mesmo, entre a ironia e o humor, durante um concerto que deu em Pombal este fim de semana.

“Vamos embora, estão ali pessoas à espera. Está o meu chaffeur e não sei quê. Isto desde o Festival… estou super rico. Portanto, se alguém precisar de algum dinheiro… depois vou distribuir algum no fim do concerto, quando estiver a dar autógrafos”, disse Salvador Sobral.

“Estou riquíssimo e descobri que a Eurovisão dá – pensei ainda que dava 100 mil euros – um microfone de cristal bastante útil”, disse ainda o cantor.

Na verdade, o que o Festival da Eurovisão dá é a oportunidade de vários países mostrarem as suas músicas e celebrar a diversidade (que é, aliás, o lema da edição deste ano em Kiev, na Ucrânia). Já é assim desde que foi criado, em 1956, para unir uma Europa desfeita por duas Grandes Guerras.

O país que vencer será o anfitrião do programa do ano seguinte, com tudo o que isso implica: mais público/turistas no país, maior repercussão dos temas (que se traduz numa agenda carregada para o vencedor e não só, assim como no aumento de downloads/venda de músicas) e a oportunidade de organizarem um evento de visibilidade mundial (transmitido em direto nos EUA, China e Austrália, só para nomear alguns países não europeus).

O microfone de cristal que o representante português diz é o troféu que é entregue na noite da final ao vencedor. Pode ser simbólico, mas até agora nenhum dos artistas consagrados no concurso se queixou disso. Tendo em conta que foi assim que Céline Dion e os ABBA começaram a sua carreira, seguramente não estarão desiludidos por não terem recebido 100 mil euros.

Voltando a Salvador Sobral, que não participou em nenhuma festa de preparação da Eurovisão, ao contrário de outras delegações, a prioridade têm sido os seus concertos. Já a promoção de ‘Amar Pelos Dois’ só começou recentemente.

Depois de ter dado uma entrevista ao suplemento de Cultura do jornal espanhol ‘El País’, o cantor e a irmã aparecem num vídeo promocional da RTP a falar em italiano.

“E que tal esta explicação do tema da canção “Amar pelos Dois” em italiano, pelos irmãos Sobral? Temos uma dupla de intérpretes exímios e ainda dois poliglotas! #Salvadorable #Eurovision
PS. Partilhem com os fãs italianos. Queremos chegar longe longe!”, lê-se no Facebook do Festival da Canção.