Atualidade

Piloto do avião desaparecido: “Estou um pouco enferrujado com o sistema de aterragem”

Assustadoras as últimas palavras do piloto do avião que transportava Emiliano Sala.

O piloto britânico David Ibbotson, de 60 anos, entrou no aeroporto de Nantes Atlantique pouco antes de levantar voo e de admitir a um amigo, no Facebook, que estava “enferrujado” com o sistema de aterragem do avião.

O piloto, com o apelido ‘Dibbo’, é casado, tem três filhos e vive perto de Scunthorpe, Lincolnshire, e de acordo com sua conta no Facebook, hospedou-se no hotel ao lado do aeroporto de Nantes no sábado à noite.

É um experiente piloto especializado em voos privados e expedições de para-quedas e é também engenheiro.

Numa publicação no Facebook, antes do voo que transportava o futebolista, Ibbotson disse a um amigo que estava “um pouco enferrujado com o ILS (Instrument Landing System)”.

“Não há esperança”

A aeronave Piper Malibu, de propriedade privada, parece ter caído no mar perto de Alderney, na noite de segunda-feira e as equipas de resgate tem revelado que “não há esperança” de sobrevivência. Esta quarta-feira, John Fitzgerald, diretor da Channel Islands Air Search, disse que “não há esperança” de encontrar os homens porque “até mesmo a pessoa mais em forma” só sobreviveria algumas horas no Canal em janeiro. A operação agora é uma recuperação, não uma busca por sobreviventes, disse: “Infelizmente, eu não acho que haja alguma esperança. Nesta época do ano, as condições lá fora são horríveis”.

O presidente do Cardiff City, Mehmet Dalman, revelou que a sua nova estrela, Emiliano Sala, recusou um voo comercial de Paris e optou por um avião privado.

O Air Accidents Investigation Branch do Reino Unido disse hoje que o avião desaparecido é uma aeronave Piper PA-46-310P Malibu com o registro N264DB.