Atualidade

Rainha Sofia vive momento inesquecível nas comemorações do 80º aniversário

Esta sexta-feira foi um dia especial para a rainha Sofia. Para além de completar 80 anos, a mãe de Felipe VI pode reunir os seus três filhos, assim como uma grande parte da sua família, num almoço particular que aconteceu em o Palácio da Zarzuela.

À noite seguiu-se um concerto em sua homenagem.

Os membros da família dos Bourbons e da Grécia marcaram presença nesta ocasião única. Os reis, Felipe e Letizia com as duas filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia e as infantas Elena e Cristina, com todos os seus filhos, fazem parte da fotografia partilhada pela Casa Real, mostrando um momento feliz da família real espanhola.

A presença da Infanta Cristina, que fez questão de marcar presença com os quatro filhos, Juan Valentín, Miguel, Pablo e Irene Urdangarin y Borbón, no aniversário da mãe, a Rainha Consorte da Espanha, foi bastante notada.

É a primeira vez que a Infanta Cristina é vista em público com a Família Real em sete meses. A última ocasião foi no último dia 3 de abril, durante a missa fúnebre de Dom Juan de Borbón. Antes tinha aparecido no dia 11 de maio de 2017 no funeral de Alicia de Borbón-Parma. No entanto, o último retrato oficial em que Cristina posou com os reis Felipe e Letizia e o resto da Família Real teve lugar em maio de 2011, coincidindo com a Comunhão de Miguel Urdangarin. Naquela ocasião, Iñaki Urdangarin estava presente na fotografia. Meses depois, seria acusado no Caso Nóos.

Recorde-se que a investigação do caso Nóos começou em 2006, quando o jornal ‘El Mundo’ denunciou um pagamento feito ao Instituto Nóos, uma fundação dedicada ao desporto e sem fins lucrativos com sede em Palma de Maiorca, fundada e presidida por Iñaki Urdangarin entre 2004 e 2006. Só em 2011 teria início a investigação oficial e a acusação foi formalizada em 2014. O casal foi acusado de fraude fiscal e de branqueamento de capital. Ele foi condenado, ela absolvida.

Infanta Cristina e o marido, Iñaki Urdangarin