Atualidade

Infanta Cristina vai mesmo ser julgada

O Tribunal da 2.ª secção da Audiência Provincial de Baleares, em Palma de Maiorca, decidiu na manhã desta sexta-feira, dia 7, manter a irmã do rei Felipe VI, a infanta Cristina, como arguida no processo conhecido como caso Nóos, em que há 11 outros arguidos.

O que quer dizer que a irmã mais nova do rei vai ser julgada no processo em que o seu marido, Iñaki Urdangarin, é um dos dois principais suspeitos.

O processo do caso Nóos envolve um alegado desvio de fundos públicos pelo instituto Nóos, presidido por Urdangarin entre 2003 e 2006, tem mais de 58 mil páginas e 62 volumes.

O caso foi aberto em fevereiro de 2006, depois de o PSOE nas Ilhas Baleares ter questionado no parlamento regional o pagamento de 1,2 milhões de euros ao Instituto Nóos pelo Governo regional para a realização de um encontro sobre turismo. Investigações posteriores levaram à análise de outros acordos com o Nóos, tendo o processo acelerado em 2011 depois das primeiras rusgas e da primeira audição ao sócio de Urdangarin, Diego Torres.

O cunhado do rei espanhol foi constituído arguido em dezembro de 2011 e a sua mulher a 7 de janeiro, tendo prestado declarações ao juiz instrutor durante seis horas no passado dia 8 de fevereiro.

Nessa audição histórica – pela primeira vez, um membro de uma casa real europeia respondeu perante a justiça por um caso de corrupção – Cristina negou envolvimento no caso Nóos e desconhecimento sobre muitas das perguntas colocadas.

Inaki_Cristina