Atualidade

Princesa Eugenia deverá casar com a tiara de York, de Sarah Ferguson

A peça de inspiração floral, foi o presente de casamento da Rainha Isabel II e do Príncipe Philip para a nora, que a usou em várias ocasiões.

Esta será certamente peça de joalheria que vai decorar a cabeça da filha mais nova do príncipe Andrew e de Sarah Ferguson, no dia do casamento, 12 de outubro.

O rígido protocolo inglês diz que uma mulher não pode adornar os seus cabelos com joias até que deixe de ser solteira. No dia do casamento, a mulher já pode usar a joia, se quiser, até ao pequeno almoço, para se ir habituando ao ritual.

A Tiara York (batizada com o mesmo nome do ducado que administra o pai da noiva por ser o segundo filho varão da rainha) foi encomendada, por Isabel II e o seu marido, à joalheria Garrard em Londres, em 1986, como presente de casamento para o casal Andrew e Sarah.

Segundo alguns tabloides britânicos, fizeram-no porque a menina sardenta e ruiva não tinha uma peça de família para usar no dia 23 de julho na Abadia de Westminster. Sarah era executiva de vendas de uma empresa de artes gráficas e o seu pai o treinador de polo do príncipe Charles. Pessoas comuns, sem brilho na realeza, mas com muito sentido de humor.

De aparência modesta, a tiara York é feita com diamantes e platina. Na parte superior destaca-se um diamante de cinco quilates. Faz parte de um conjunto de colar, brincos e pulseira de inspiração florar; cada peça é inspirada num arbusto diferente.

Fergie, a Duquesa de York, como é carinhosamente tratada, usou-a publicamente pela última vez em 5 de julho de 2001, durante a festa White Tie & Tiara Summer Ball, um serão para pessoas ricas e bonitas organizado anualmente pelo músico Elton John na sua mansão, para arrecadar fundos para a Elton John AIDS Foundation.

Espera-se que a princesa Eugenie saiba tirar partido da tiara e não tenha a mesma ideia que a mãe, que no dia do seu casamento, escondeu a joia com flores, até o momento em que disse ‘sim’. Recorde esse momento no vídeo: