Atualidade

Infanta Cristina de Espanha e marido conhecem sentença enquanto reis fazem visita oficial

Será às 12h00 de hoje, sexta-feira, que o casal real sabe se é ou não condenado no caso Nóos. Ela está acusada de evasão fiscal e ele de fraude e desvio de dinheiros públicos.

O ex-duque de Palma enfrenta 19 anos e meio de prisão, pena pedida pela acusação. Já a Infanta Cristina pode ser condenada a oito anos de cadeia, como pedido pela organização ‘Manos Limpias’.

Enquanto os advogados do casal – porque não é certo se os arguidos ficam em Genebra, onde moram, ou Barcelona, cidade onde a filha mais nova dos reis eméritos Juan Carlos e Sofia foi vista esta semana – estiverem no Tribunal de Justiça das Baleares, em Palma de Maiorca, os Reis estarão à mesma hora numa visita oficial.

Felipe VI e Dona Letizia inauguram a exposição ‘Obras maestras de Budapest. Del Renacimiento a las Vanguardias’ no Museu Thyssen-Bornemisza. O que será naturalmente seguido com muita atenção pela imprensa, já que se espera qualquer reação dos monarcas espanhóis.

Ao todo vão ser conhecidas as sentenças de 17 suspeitos que estão no banco dos réus, depois de começarem a ser julgados em janeiro do ano passado num caso que envolve negócios feitos pelo Instituto Nóos, uma organização sem fins lucrativos, com sede em Palma de Maiorca, que Iñaki Urdangarin fundou e presidiu entre 2004 e 2006.

A decisão do juiz é conhecida 11 anos depois do início do caso, quando um deputado socialista pediu explicações pelos custos elevados de um fórum sobre turismo e desporto organizado por Urdangarin para o Governo regional das Ilhas Baleares.

O cunhado do rei Felipe – um dos mais adorados pelos espanhóis e visto como o genro ideal para Juan Carlos, antes do escândalo rebentar – é acusado de ter utilizado as suas ligações à família real para ganhar concursos públicos para organizar, entre outros, eventos desportivos, tendo em seguida desviado fundos para a Aizoon, uma empresa que ele geria em conjunto com a infanta Cristina e utilizava para financiar o seu estilo de vida luxuoso.

De acordo com a imprensa espanhola, a infanta Cristina de Borbón, poderá ser condenada apenas ao pagamento de uma multa, pois em julgamento disse desconhecer as atividades do marido. Já o ex-basquetebolista catalão pode ser sentenciado a uma pena entre seis a oito anos de cadeia. Isto numa altura em que os dois celebram 20 anos de casamento. E se houver condenação, não deixa de ser inédito o facto disso acontecer a um elemento da família real.