Atualidade

Adepto de FC Porto e Barcelona ajuda José Mourinho a ‘tramar’ Carlos Carvalhal

“Gostava de aproveitar a presença do mister Fernando Santos para recordar dois de nós: um, que tal como nós, é campeão da Europa, o senhor Artur Jorge. Outro, que ganhou menos do que eu, mas que foi muito maior do que eu, o meu pai [Félix Mourinho]”, referiu o atual treinador do Manchester United após conquistar o seu mais recente troféu individual, na Gala Quinas de Ouro.

Essa intervenção poderá ser, no futuro, ‘plagiada’ pelo filho de José Mourinho. Aliás, neste fim de semana, José Mário começou a dar passos seguros rumo a essa possibilidade ao sentar-se no banco de suplentes junto ao pai, em Old Trafford, no Manchester United-Swansea City (2-0).

A vitória da equipa de José Mourinho sobre a do também treinador português, Carlos Carvalhal, é um bom prenúncio para o futuro profissional de José Mário como treinador. Nesta que foi a sua primeira experiência como adjunto, José Mário teve até direito a ver as suas iniciais (ZM) inscritas no fato de treino preto da Adidas, que todos os membros do staff de Mourinho usaram naquela partida.

O filho do melhor treinador da história do futebol português há muito que se mostra um apaixonado pelo futebol. Adepto do FC Porto e do Barcelona, chegou a colocar a sua integridade física em risco para apoiar a equipa de Messi num duelo recente com o Chelsea, em Londres, a contar para a Liga dos Campeões.

Como filho e neto de duas figuras marcantes do futebol luso, José Mário, de 18 anos, sempre viveu de mãos dadas com o desporto rei e, seguindo as pisadas do avô, dedicou-se à posição de guarda-redes, tendo até assinado um contrato com os ingleses do Fulham, onde atuou nos escalões de formação.

No entanto, agora parece voltado para a área técnica do desporto em que nasceu e acabou por servir de talismã ao Manchester United, com a sua presença nesta importante vitória que mantém o clube do pai isolado na luta pelo segundo posto do campeonato inglês.

José Mourinho recebeu o futebol como herança do pai e, agora, parece estar a passar essa riqueza ao filho que há muito o acompanha nos bons e nos menos bons momentos da sua carreira.