Álbuns da Semana

Viagem em tons coloridos com revelações e uma coletânea de referências

A fundadora do projeto ‘As 3 Marias’ apresenta agora o seu segundo registo a solo e não havia melhor maneira de começarmos as nossas sugestões musicais para esta semana.

‘Nem Tudo é Fado’ é o novo trabalho da cantora, guitarrista, compositora e letrista, Cristina Bacelar, e chegou esta sexta-feira ao público que, através deste álbum, pode viajar pelo fado e pelo flamenco, numa experiência que será seguramente marcante.

Este álbum inclui versões de fados de Beatriz da Conceição e Amália Rodrigues, bem como temas inéditos da autoria da própria Cristina Bacelar, que aposta nos tons coloridos da bossa nova e do jazz, num cruzamento de guitarras portuguesa e flamenca, percussões e saxofone.

Dos dez temas que compõe o álbum, escolhemos aquele que abre o CD e que dá pelo nome de ‘Meu Corpo’, música essa de José Carlos Ary dos Santos. Certamente vai apreciar esta composição.

Continuamos na música portuguesa, neste caso com um trabalho que foi editado no passado mês de fevereiro. Falamos da banda portuguesa de rock com influências de post-rock e punk, ‘Linda Martini’.

Este álbum homónimo do grupo foi gravado na Catalunha, nos meses de outubro e novembro de 2017, e é o quinto longa duração dos ‘Linda Martini’. Quem se depara com a capa, ainda antes de ouvir os sons, encontra a resposta à eterna questão: “Quem é Linda Martini?”. Pois bem, o grupo apresenta um retrato a óleo da rapariga italiana a quem pediram emprestado o nome, no início dos anos 2000.

Dos dez temas deste trabalho que nos leva da harmonia ao caos, sempre de extremo a extremo, escolhemos a canção intitulada ‘Boca de Sal’ para lhe abrirmos o apetite.

E caso fique convencido – acreditamos que sim -, fique a saber que pode ver ao vivo o grupo formado por Hélio Morais, Pedro Geraldes, Cláudia Guerreiro e André Henriques no próximo dia 25 de maio, pois eles já estão confirmados na 2.ª edição do North Music Festival, que terá lugar no Porto.

No último dos álbuns que sugerimos esta semana aos nossos leitores deixamos a música portuguesa e embarcamos até à Escócia, onde encontramos os ‘Belle & Sebastian’, que é uma banda de indie folk.

Com mais de duas década de carreira, a banda esconcesa continua a surpreender pela criatividade sonora e desta vez não foi diferente, embora o ‘How To Solve Our Human Problems’ seja uma espécie de coletânea que reúne os três últimos EP’s de inéditas produzidos pela banda.

Em traços gerais, neste trabalho o grupo escocês recupera as referências dos tais 20 anos de carreira e conseguem fazê-lo com graça, simpatia e uma notável evolução artística.

‘I’ll be Your Pilot’ foi o tema que escolhemos para lhe mostrarmos o que este trabalho tem de melhor e que promete devolver o grupo a um lugar de destaque na música do Reino Unido.