As dicas da Merche

Rostos masculinos querem-se com barba no corte e tamanho adequados

Esta semana, dedico este espaço aos homens, pois isto de moda não tem género e, no que respeita ao universo masculino, há muito a explorar. As barbas são um exemplo disso mesmo e, embora já se usem há algum tempo, a verdade é que este ano elas surgem ainda mais em evidência.

A sua afirmação é de tal ordem que existem mesmo espaços especializados no corte e manutenção das barbas que se querem com personalidade, ou seja, sem estarem limitadas a modelos padronizados, dando margem para que cada um extravase a sua personalidade, sempre tendo em atenção o tipo de rosto.

Nas ruas, nas revistas, nas passerelles e na televisão, são muitos os que servem de exemplo, com o britânico David Beckham ou o português José Fidalgo a servirem de inspiração, se bem que o ator tenha que adaptar o estilo também a Constantino, a personagem que interpreta na novela da Globo “Deus Salve o Rei”.

No caso do ex-futebolista, vemos o que se denomina de barba cheia e que nos remete para os vikings, por isso prepare-se para ver os homens com a cara cheia de pelos com maior comprimento no queixo.

Raul Meireles é pioneiro nesta moda e já deve ser difícil imaginá-lo sem a barba que é a sua imagem de marca e na qual gasta mais shampoo do que no cabelo. Assim confessou o craque da bola numa entrevista, dando mostras de grande dedicação ao pormenor que o descreve e que encaixa bem em rostos retangulares.

Mas, na hora de decidir imitar alguém, olhe para o espelho e tenha em conta o seu próprio perfil, pois o modelo de uns podem não cair bem a todos. Por exemplo, rostos triangulares (aqueles em que o queixo é mais saliente) acolhem melhor cortes tipo balbo, barbas cheias ou pera e bigode.

Em homem com caras quadradas como a do ator Brad Pitt, as barbas tipo balbo, a chin strap (como usa o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton) ou uma pera são as sugestões ideias, até porque o excesso de pelugem pode desequilibrar as linhas faciais.

No caso de um rosto redondo, convém ser mais discreto. Moscas, as goatee (como o ator Dwayne Douglas Johnson, o The Rock) ou chin strap com bigode, são as indicadas.

Perante as dicas e exemplos, só há que arriscar, sabendo que não é só deixar crescer, sob pena de parecer desleixo e não moda como se quer.