Álbuns da Semana

Regresso ao passado para voar mais longe e fugir à dor do luto

Começamos as nossas sugestões musicais para a semana em bom português e à boleia da série da RTP, ‘1986’, cujo argumento é de Nuno Markl.

A banda sonora com o mesmo título da série conta com artistas como Ana Bacalhau, Catarina Salinas, David Fonseca, João Só, Lena D’Água, Márcia, Miguel Araújo, Tatanka, Rita Redshoes e Samuel Úria, o que diz bem da qualidade que podemos encontrar por lá.

Editado no passado dia 16 de março, este registo musical está claramente influenciado pelo ano que dá nome à obra e é da autoria de João Só, que não teve como não aceitar o convite de Nuno Markl.

Entre os 19 temas que compõem o disco, propomos-lhe ouvir a canção ‘Pensamos no Futuro Amanhã’, de Ana Bacalhau, que serve de apresentação à série.

Prosseguimos na língua de Camões com o ‘Salto’ de Fernando Daniel. O seu disco de estreia chegou às lojas também no passado dia 16 de março e os primeiros 350 fãs que fizeram a reserva na FNAC receberam um bilhete para um dos dois concertos de apresentação, a 30 de março no Hard Club, no Porto, e no dia seguinte no Estúdio Time Out, em Lisboa.

“Escolhi o nome ‘Salto’ porque este é o meu primeiro álbum, o que para mim significa dar o salto para alcançar algo e também uma manifestação de objetivo atingido”, explicou o vencedor da 4.ª edição do ‘The Voice Portugal’.

Projetado por Mickael Carreira naquele talent show, Fernando Daniel voa agora por conta própria e o seu mérito no percurso ascendente que vem a realizar está espelhado em cada um dos nove temas que formam este trabalho.

‘Nada Mais’, nome do segundo single que lançou, e que foi escrito pelo próprio músico em parceria com Carolina Deslandes, Tyoz, Filipe Survival, Bruno Mota e Marta, promete mantê-lo na rota do sucesso. É precisamente esse o tema que lhe deixamos aqui para ouvir.

Abandonamos o solo nacional e viajamos até aos Estados Unidos da América, onde encontramos o mais recente álbum de originais do cantor e compositor Phil Elverum, que veste a pele de ‘Mount Eerie’.

‘Now Only’ é o título da obra que incide na amarga reflexão sobre o luto e a necessidade de seguir em frente por parte do seu autor, depois da morte da sua mulher, a ilustradora Geneviève Castrée (1981-2016).

Este trabalho contempla seis faixas inéditas e não é mais do que o prolongar do sofrimento de ‘Mount Eerie’ que estava igualmente patente no disco anterior, lançado há alguns meses apenas e que dá pelo nome de ‘A Crow Looked At Me’.

À margem das letras, encontramos neste novo trabalho um instrumental refinado que está bem patente no tema ‘Earth’, aquele que escolhemos para aguçar o apetite dos nossos leitores para esta obra marcante.