Cultura

Cinema: Estreias de 25 de Janeiro

The Post
Sinopse: Em junho de 1971, o New York Times, o Washington Post e outros jornais importantes nos EUA assumiram uma corajosa atitude em defesa da liberdade de expressão ao divulgarem os Pentagon Papers, que colocavam a descoberto um conjunto de segredos governamentais envolvendo quatro décadas e quatro presidentes norte-americanos. Na época, Katherine Graham do Washington Post, procurava ainda fortalecer a sua posição como a única mulher do país na liderança de um jornal, e Ben Bradlee, o editor da publicação, reunia esforços para reestruturar o jornal em dificuldades. Juntos, formaram uma equipa improvável e tomaram a corajosa decisão de lutar contra a tentativa sem precedentes da administração Nixon de restringir a liberdade de expressão.

Atores: Tom Hanks, Meryl Streep, Alison Brie, Carrie Coon, David Cross, Bruce Greenwood, Pat Healy, Tracy Letts, Bob Odenkirk, Sarah Paulson, Jesse Plemons, Matthew Rhys, Michael Stuhlbarg, Bradley Whitford, Zach Woods

Realizador: Steven Spielberg

Veja o trailer:

Covil de Ladrões
Sinopse: Um implacável grupo de ladrões planeia um assalto à Reserva Federal em Los Angeles, quando se apercebe que está a ser vigiado por uma unidade especial de combate ao crime. A concretização do assalto parece impossível, mas o líder dos assaltantes está confiante e segue em frente com o elaborado plano que inclui várias manobras de diversão. Neste confronto entre forças opostas, qual se revelará o verdadeiro vilão?

Atores: Gerard Butler, Pablo Schreiber, Dawn Olivieri, O’Shea Jackson Jr., 50 Cent, Evan Jones, Cooper Andrews, Maurice Compte, Kaiwi Lyman, Mo McRae, Meadow Williams, Brian Van Holt, Max Holloway, Jay Dobyns, Steve Eifert

Realizador: Christian Gudegast

Veja o trailer:

Faithfull [Documentário]
Sinopse: Marianne faithfull já viu de tudo: sucesso e fama com 17 anos em Londres, a vida com Mick Jagger nos tempos conturbados dos Rolling Stones, escândalo, drogas, toxicodependência e declínio, a vida na rua e o renascimento, prémios e reconhecimento artístico.

Realizador: Sandrine Bonnaire

Veja o trailer:

Gatos
Sinopse: Centenas de milhares de gatos vagueiam livremente pela metrópole de Istambul. Há milhares de anos que entram e saem das vidas das pessoas, tendo-se tornado numa parte fundamental das comunidades que compõem a riqueza desta cidade. Sem qualquer dono, os gatos de Istambul vivem entre dois mundos, sem serem selvagens nem domesticados – e trazem alegria e propósito às pessoas que escolhem adoptar. Os críticos e os gatos da internet estão de acordo – este documentário encontra uma forma encantadora de chegar aos nossos lares e aos nossos corações, sendo impossível não nos apaixonarmos pelos pequenos felídeos de Istambul.

Atores: Bengu, Deniz, Duman, Gamsiz, Aslan Parcasi, Psikopat, Sari, Bülent Üstün

Realizador: Ceyda Torun

Veja o trailer:

Maze Runner: A Cura Mortal
Sinopse: Thomas lidera seu grupo de Clareirenses na sua derradeira e mais perigosa missão. Para salvar os amigos, terão de invadir a lendária Última Cidade, um labirinto controlado pelo CRUEL que pode revelar-se o mais mortífero de todos. Quem conseguir atravessá-lo com vida, receberá as respostas às perguntas que os Clareirenses têm feito desde o início.

Atores: Dylan O’Brien, Thomas Brodie-Sangster, Kaya Scodelario, Walton Goggins, Rosa Salazar, Aidan Gillen, Katherine McNamara, Nathalie Emmanuel, Patricia Clarkson, Giancarlo Esposito, Barry Pepper, Ki Hong Lee

Realizador: Wes Ball

Veja o trailer:

Padmaavat (Legendado em Inglês)
Sinopse: Situado no Rajasthan medieval, a rainha Padmavati é casada com um rei nobre e vive em uma fortaleza próspera com seus súbditos até que um ambicioso sultão ouça a beleza de Padmavati e forma um amor obsessivo pela Rainha de Mewar.

Atores: Aditi Rao Hydari, Deepika Padukone, Jim Sarbh, Ranveer Singh, Shahid Kapoor

Realizador: Sanjay Leela Bhansali

Veja o trailer: