Atualidade

Morreu Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal

“Deus acaba de chamar a si o primeiro Bispo da Diocese da nossa Diocese de Setúbal, D. Manuel Martins. Faleceu hoje, às 14h05, em casa de familiares, acompanhado por eles, na Maia (Porto) e após receber a Santa Unção administrada pelo pároco local. Acompanhamos, em oração, este particular momento da nossa Igreja diocesana”, lê-se na nota publicada este domingo, 24 de setembro, no site da Diocese de Setúbal.

D. Manuel Martins foi o primeiro Bispo daquela diocese (entre 1975 e 1998) e era atualmente bispo emérito. Tinha 90 anos.

Nascido em 20 de janeiro de 1927, em Leça do Balio, Matosinhos, Manuel da Silva Martins estudou no seminário do Porto e, mais tarde, na Universidade Gregoriana, em Roma. Foi pároco de Cedofeita, nos nove anos de exílio do bispo do Porto António Ferreira Gomes (1960-1969), durante o Estado Novo, e foi vigário geral na Diocese do Porto após o regresso do prelado.

D. Manuel Martins

Foi presidente da comissão episcopal da Ação Social e Caritativa e da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo, e da secção portuguesa da Pax Christi.

Em abril de 1998 foi dispensado das tarefas episcopais. Tinha 71 anos.

Apesar disso, D. Manuel Martins distinguiu-se sempre por uma ação dinâmica sobretudo na área social, mantendo relações próximas com os partidos de esquerda com forte implantação naquele território sadino.

“É com tristeza que recebo a notícia do falecimento de D. Manuel Martins, grande referência da consciência social. A melhor homenagem à sua memória é a ação pela erradicação da pobreza”, afirmou António Costa, na sua conta oficial do Twitter.

Esta é a segunda perda no prelado no espaço de dias. No passado dia 11 morreu o bispo do Porto, António Francisco dos Santos.

Ainda não foram divulgadas informações sobre as cerimónias fúnebres de D. Manuel Martins.