Atualidade

Guida Maria deixa legado da representação na família

O talento foi-lhe ‘passado’ pelo pai, o ator Luís Cerqueira, e estreou-se no teatro quando tinha apenas sete anos. Seguiram-se vários trabalhos no teatro, cinema e televisão, sendo que também a filha começou a mesma carreira quando ainda era uma criança.

Guida Maria deixa assim um legado importante na representação. Que será perpetuado por Julie Sergeant, fruto da relação da atriz (que teve ainda outro filho, Pedro Daniel, quando tinha 17 anos) e do músico escocês radicado em Portugal Mike Sergeant.

A artista, que faleceu esta terça-feira, 2 de janeiro, estreou-se na peça Fogo de Vista, no Teatro da Trindade. Aos dez anos entrou em “A sapateira prodigiosa”, da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, ao lado de Eunice Muñoz.

Julie Sergeant pisou o palco pela primeira vez aos nove anos. E logo para uma série da RTP, ‘Os Maias’, ao lado de Lia Gama.

OS MAIAS 1979 A MINHA ESTREIA COM A MINHA LINDA E TALENTOSSISIMA LIA GAMA ❤️

Uma publicação partilhada por Julie Sergeant Oficial (@misssjuliejulie) a

Nessa altura, era necessário uma menina loura que soubesse inglês e que pudesse ter algumas parecenças fisionómicas com a mãe na série (Lia Gama).

“Concordei que a Julie fizesse parte do grupo, desde que os estudos não fossem prejudicados e que ela pudesse continuar a deitar-se a horas normais para a sua idade. Acharam-lhe graça, talvez porque haja tão poucas crianças a trabalhar no meio”, referiu ao jornal Êxito, em 1987.

Mãe e filha, na vida real, voltaram a encontrar-se em cena, como sucedeu na novela ‘Passerelle’ (1988) e na série ‘A Grande Mentira’ (1990).

O meu Avô, a minha mãe e o Vítor de Sousa ❤❤❤

Uma publicação partilhada por Julie Sergeant Oficial (@misssjuliejulie) a

Sobre o desempenho da filha, Guida dizia que ela foi buscar características suas e do seu pai: “Acho que ela tem muita graça, é muito versátil, mas a dramatização, essa, foi buscá-la um pouco a mim. Aliás, tem muito de mim e também do meu pai”, afirmou, em 1995, ao Correio da Manhã.

Nascida em Lisboa, a 23 de janeiro de 1950, Guida Maria fez cinema, ficção em televisão, mas sobretudo teatro, tendo participado em cerca de 40 peças, entre as quais ‘A mãe’, ‘Auto da geração humana’, ‘A casa de Bernarda Alba’ e, possivelmente, uma das mais conhecidas da carreira, ‘Os Monólogos da Vagina’, que estreou em 2000 e à qual voltou nove anos depois.

Guida Maria, a filha Julie Sergeant e a neta Maria Rita

Julie Sergeant nasceu a 25 de janeiro de 1970. Sobre a relação com a mãe, dizia que são colegas e que partilham os mesmos amigos: “Ela é uma mulher muito independente, frontal, e isso teve um grande peso na minha educação. Enfim, ela é linda, é a minha mãe e não a troco por nada! Mas às vezes tem cá um feitio…”, disse há uns anos numa entrevista.

O último trabalho de Guida Maria foi na novela ‘A Única Mulher’, da TVI, em 2016. Julie vive atualmente o papel de ‘Marianinha Videira’ em ‘A Herdeira’, igualmente do canal de Queluz.

Sergeant, casada com o ator brasileiro Cassiano Carneiro, tem uma filha. Maria Rita, de 11 anos, pode não ter pisado as tábuas do teatro à mesma idade que a mãe e a avó, mas está mais que habituada aos bastidores da ficção nacional.

Fotos: Instagram