Atualidade

Madonna abre o primeiro centro pediátrico no Malawi e fala das dificuldades de adoção

A diva da pop, de 58 anos, viajou esta semana até ao país africano onde adotou Mercy James e David Banda, ambos de 11 anos, e as gémeas Esther e Stella, de quatro.

Madonna fez questão de estar com os filhos na inauguração do primeiro centro pediátrico no Malawi, Merci James Center, nome de uma das filhas adotivas. O centro foi financiado pela instituição de caridade da cantora, Raising Malawi, e no discurso feito pela própria foram recordadas as dificuldades que teve para adotar Merci James, o que aconteceu há quase oito anos.

Madonna com Mercy James

A artista relembrou que se sentiu rapidamente apaixonada por Mercy James e David na altura em que os conheceu, quando estes tinham cerca de três ou quatro anos, e estavam nos seus respetivos orfanatos em Malawi. A menina sofria então de malária, e o menino de pneumonia. Desde essa altura, prometeu a si mesma que os iria manter seguros e cuidar deles.

Madonna com o filho adotivo, David

Veja o vídeo partilhado pela cantora no Instagram, onde mostra aos fãs o quarto onde conheceu David:

No entanto, a adoção de Mercy acabou por ser bastante complicada, ao contrário da de David, que demorou pouco tempo. A artista norte-americana afirmou no seu discurso que acreditava que o sexismo tinha desempenhado um papel importante nesta dificuldade em adotar a menina, pois o juiz afirmou que como a estrela da pop era uma mulher divorciada, não estaria apta para criar filhos, e que Mercy James estaria melhor num orfanato.

O juiz referia-se assim ao divórcio de Madonna com o cineasta Guy Ritchie, de quem teve um filho, Rocco, de 16 anos. O jovem também esteve presente na inauguração do Merci James Center, e fez um mural numa das paredes da instituição.

Rocco, filho biológico de Madonna, no Mercy James Centre

A atitude do magistrado não agradou a “lutadora da liberdade”, que se considerou “feminista” e disse ter “um coração rebelde”. “Contratei uma equipa de advogados e levei o meu caso para a Suprema Corte, e não foi uma batalha fácil”, recordou. Só três anos depois é que Mercy James pôde ir viver para os Estados Unidos com a mãe adotiva.

A intérprete de “Like A Virgin” deixou assim a mensagem aos presentes de que a preserverança e a boa fé vencem sempre no final: “Lutei pela Mercy e ganhei. Não foi fácil. E com o sangue, suor e lágrimas de tantas pessoas aqui juntas hoje, lutámos por este hospital, e vencemos. Então, estou aqui para vos dizer: nunca desistam dos vossos sonhos. Nunca parem de lutar pelo que acreditam. E, finalmente: o amor conquista tudo”.

Veja Madonna e os quatro filhos adotivos durante a chegada ao Merci James Center:

Fotos: Redes sociais