Saúde & bem-estar

Usa muito o telemóvel? Pode desenvolver esta doença

A doença era, até aqui, mais conhecida por afetar apenas trabalhadores de fábricas. Mas agora já se alastrou a adolescentes e demais viciados no uso de telemóvel. São as tendinites, ou o chamado “polegar de telemóvel”.

Todos os anos cresce o número de pacientes que se queixam deste problema, que afeta o tendão que dobra e flexiona o polegar, provocando uma inflamação e dor, apuraram especialistas da Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, nos EUA.

Segundo os investigadores, revelou a ‘CBS News’, este tipo de problema era até agora quase exclusivamente encontrado em trabalhadores de fábricas.

Mas o crescente uso de telemóveis, nomeadamente os gestos repetitivos que se fazem para enviar mensagens, está a tornar estas tendinites generalizadas, uma vez que usar estes aparelhos leva os polegares a executarem movimentos incómodos.

Uma das explicações para a doença é que as articulações se soltam e relaxam, levando os ossos a mover-se de forma diferente do que fazem numa situação normal, explicou à ‘CBS News’ a engenheira biomédica Kristin Zhao, que estuda o chamado fenómeno do “polegar de telemóvel” há sete anos.

O uso de telemóveis leva os polegares a realizar movimentos estranhos, que requerem “alguma força”, não sendo simplesmente “movimentos livres no espaço”.

“O movimento anormal dos ossos, no polegar, pode causar o início da dor e eventualmente osteoartrite”, acrescentou a investigadora, cuja equipa tem usado uma técnica de imagem dinâmica para observar a forma como os ossos de um paciente saudável se mexem, apurando assim o que é normal e o que não é.

Os investigadores da Clínica Mayo continuam a estudar este fenómeno do “polegar de telemóvel” e já publicaram conclusões iniciais sobre o assunto, tendo determinado que a osteoartrite neste dedo ocorre mais nas mulheres do que nos homens.

Como recomendação, os médicos aconselham que se deixe descansar o polegar quando se usam smarthphones, recorrendo, por exemplo, ao dedo indicador ou usando diretamente a voz para ditar mensagens, quando for possível.

Também é aconselhável realizar exercícios de estiramentos com os pulsos e com os dedos para garantir que os tendões permanecem flexíveis.