Atualidade

Salvador Sobral ‘transforma-se’ em Rosinha para cantar “O Gato Lambe-me a Passarinha”

O vencedor do Festival da Eurovisão deste ano criou um grupo chamado Alexander Search. Sim, o nome não é estranho porque é um dos heterónimos de Fernando Pessoa.

Mas estranho foi ver Salvador Sobral a ‘transformar-se’ na cantora Rosinha e a interpretar “O Gato Lambe-me a Passarinha”. Pois foi isso que aconteceu no programa desta quinta-feira de ‘5 Para a Meia-Noite’.

O desafio foi lançado pelo público e o cantor respondeu com uma versão mais ao seu estilo.

Voltando a Alexander Search, é uma banda criada por Júlio Resende e que tem Salvador Sobral como vocalista. Aliás, o vencedor da Eurovisão assume aqui o seu alter ego Benjamin Cymbra, outro heterónimo usado pelo poeta português na sua juventude.

“A sua música mistura influências da indie-pop, música electrónica e rock. As letras foram escritas maioritariamente por Alexander Search, membro da banda que morreu tragicamente ainda jovem, mas que granjeia o respeito e admiração dos seus pares como “the greatest conquerer of the beauty of words”, o maior conquistador da beleza das palavras”, descreve a banda.

“Augustus Search é o compositor de serviço da banda, toca piano e sintetizadores e faz a direcção musical. Benjamin Cymbra é um cantor extraordinário e traz na sua voz a garra rock n’roll do passado e as angústias e esperanças do presente. O futuro “é a possibilidade de tudo”, dizia também Pessoa”, lê-se na explicação do primeiro single da banda.

O reportório será editado em álbum – e apresentado no festival Super Bock Super Rock – e é baseado na poesia de Fernando Pessoa, escrita em inglês durante a permanência do poeta e escritor na África do Sul nos tempos de adolescência e assinada, principalmente, pelo heterónimo Alexander Search.

O single ‘A Day of Sun’ já está disponível no Youtube, sendo que o disco de estreia do grupo pode ser descarregado a partir das plataformas digitais. No próximo dia 30 chegará às lojas portuguesas em formato físico.

Também o single do tema vencedor do Festival ‘Amar Pelos Dois’ foi colocado à venda esta sexta-feira, 16 de junho.

Conheça então o novo trabalho de Salvador Sobral: