Atualidade

Voz de Salvador Sobral volta a ser ouvida na Europa

Pouco depois de “Amar Pelos Dois” ter sido cantado no ‘Tu Cara Me Suena’ de Espanha e no ‘The Voice’ holandês, eis que o tema que venceu o Festival da Eurovisão voltou a conquistar a Europa.

A canção, interpretada por Salvador Sobral, voltou aos tops europeus, cinco meses depois da vitória em Kiev.

Em Espanha, “Amar Pelos Dois” ocupa a 5ª posição no iTunes, subindo 183 posições comparativamente com a semana passada. Tudo devido à imitação de Miquel Fernández – com carreira no teatro musical – no formato ‘A Tua Cara Não Me é Estranha’.

Também a Holanda voltou a ouvir a música, escrita e composta por Luísa Sobral, depois de estar fora das suas preferências no iTunes durante semanas. Agora está no 45º lugar.

O ‘culpado’ foi Jim van der Zee, concorrente do ‘The Voice’ que entoou uma versão em inglês.

Coincidência ou não, nota-se a presença do tema nos tops de outros países fora da Europa. Em Cabo Verde é a 40ª mais ouvida no iTunes e a 76ª classificada no Apple Music em Portugal.

E não é só. O álbum de Salvador, ‘Excuse Me’, tem sido ouvido na Estónia (42º) e Holanda (72º), além de Portugal (171º).

Da Eslovénia não há sinal da música portuguesa nos tops, ainda que a atriz Lea Sirk tenha igualmente imitado Salvador – e cantado em português – no programa ‘A Tua Cara Não Me é Estranha’.

“Amar Pelos Dois” está também a ser ‘descoberto’ pelos brasileiros, já que é o tema do genérico da novela da Globo ‘Tempo de Amar’, protagonizada por Bruno Cabrerizo.

As entrevistas e reportagens sobre o assunto têm aumentado no país irmão. Até Caetano Veloso, que tinha mostrado o seu apoio a Portugal e a Salvador durante a Eurovisão, falou sobre o estado de saúde do jovem.

“Foi uma noite muito bonita, ele cantou muito bem. Se eu demorava um segundo a saber o acorde, ele me cantava o baixo, e eu chegava às notas certas”, recordou o artista à ‘Globo’, referindo-se ao encontro que teve com Salvador na casa de Carminho.

“Espero que Salvador supere os problemas de saúde e cante muito, por muitos anos. Ele é um tesouro da cultura da língua portuguesa e um amor de menino”, salientou Caetano Veloso.