Atualidade

Salvador Sobral elevado pelos fãs mesmo a cantar no WC

Esta segunda-feira à noite, o cantor publicou um vídeo onde aparece a cantar na casa de banho de um hotel de Madrid, em Espanha. Salvador Sobral disse que o barulho que saía da ventoinha no teto “tem uma nota ótima” e começou a cantar ao som daquele ruído.

O vídeo foi visto mais de 43 mil vezes, teve mais de 1600 reações e 200 partilhas. Basicamente foi isto que o representante português no Festival da Eurovisão, que irá decorrer em maio na capital da Ucrânia, fez:

Alguns seguidores acharam divertido e outros elogiaram o talento do artista, por fazer música em lugares estranhos e a partir dos objetos mais inusitados.

E enquanto tudo isto acontecia, Salvador Sobral continuava a somar pontos entre os fãs da Eurovisão. O programa só será realizado na segunda semana de maio, mas há muito que decorrem eventos e iniciativas paralelas.

Além das bolsas de apostas, que têm deixado Portugal no 4º lugar das probabilidades de vencer a grande final, também as organizações de fãs (OGAE) de cada país já fizeram as suas avaliações. E neste caso, ‘Amar Pelos Dois’ está na 9ª posição entre os 42 países a concurso (a título de curiosidade, a Itália mantém-se firme no 1º lugar). Ou seja, os fãs que votaram até agora têm colocado a música de Luísa Sobral no top 10, o que pode ser um bom prenúncio para a forma como decorrerá o televoto da primeira semifinal.

Também alguns artistas ouvidos pelas OGAE, para fazerem o papel do júri profissional, colocaram Portugal nos lugares cimeiros da tabela.

Tal como a RTP já confirmou, Salvador viajará para Kiev apenas no domingo, 7 de maio, devido aos seus problemas cardíacos e à necessidade de ser seguido pelo seu médico. Terá sido também esse motivo a afastá-lo das festas de promoção pela Europa.

O cantor foi convidado para os concertos de Amesterdão (Holanda), Telavive (Israel) e Madrid (Espanha) mas não foi a nenhum. Na Ucrânia será “substituído” pela irmã nos ensaios técnicos.

“Temos de ir 15 dias antes e decidimos poupar o Salvador alguns dias e a Luísa irá dar uma ajuda nos ensaios”, avançou Gonçalo Madaíl, um dos elementos do quadro de chefia da RTP, durante o lançamento do disco oficial do Festival da Canção, esta segunda-feira, e ao qual o vencedor faltou por estar em Espanha a divulgar a sua música.

“É no palco que eu estou bem. Aí não há problemas de saúde, nem dinheiro. Todos estamos a dialogar, isso é o jazz, essa onda de improvisação, de que tudo na vida é possível”, contou o cantor à revista Cultura do jornal ‘El País’.

“Penso que me vou aborrecer no festival… sinceramente, é muito tempo e muitas canções muito parecidas. A seguir, voltarei às minhas coisas. O Festival já me ajudou tudo o que tinha de me ajudar. Eu já o ganhei com tudo o que tem acontecido, só agora é que o meu disco (‘Excuse Me’) se encontra entre os mais vendidos. É um pouco agridoce, porque íamos tentando de há um ano para cá”. Por outro lado, “havia poucos auditórios apalavrados e agora tenho um número brutal de concertos. O festival difundiu a minha música e eu estou super agradecido”.