Atualidade

Carteira da Rainha Isabel II dá mais sinais que a própria

Ah, se aquela carteira Launer falasse. E de facto a mala de estimação da monarca de Inglaterra ‘comunica’ bem mais que a dona.

Passemos a explicar. Segundo a biógrafa da família real, Sally Bedell Smith, o acessório é usado pela Rainha Isabel II para passar sinais ao seu staff.

Partindo da remota hipótese de estarmos a falar pessoalmente com a monarca, se esta mexer a mala de uma mão para outra é um sinal dado aos seus funcionários de que está pronta para acabar com a conversa. Não se preocupe, pois será tudo feito de forma discreta.

“Seria feito muito simpaticamente. Alguém poderia vir e dizer: ‘Senhor, o Arcebispo de Canterbury gostaria muito de conhecê-lo'”, revelou o historiador real Hugo Vickers à revista ‘People’.

Rainha Isabel II com a carteira Launer

Agora, se a carteira for colocada em cima da mesa durante o jantar, cuidado. Significa que a soberana está pronta para sair do evento nos próximos cinco minutos. E se ela a pousar no chão? É sinal de que não está a gostar nada da conversa e quer ser ‘resgatada’ pela sua dama de companhia.

Mas o gesto mais dramático nem é feito com recurso à mala. Segundo Vickers, se Isabel II rodar o anel significa que quer ser resgatada pelo staff imediatamente.

Para muitos a pergunta que se coloca é: “Porque precisa a Rainha de Inglaterra de andar sempre com a carteira no braço?” Já se sabe que é lá que põe um espelho, o batom, uma caneta, algumas pastilhas de hortelã e os óculos de leitura. E aos domingos traz algumas contas pequenas “dobradas na perfeição” para dar como uma doação na Igreja. Mas agora está desvendado o lado comunicativo e acutilante do dito acessório.