Atualidade

Cantor Jimmy P prepara futuro de jovens com recurso a um ‘tag’

Prestes a ser pai pela primeira vez, e de uma menina, o rapper e compositor enfrenta um novo desafio. E bem à maneira virtual, ou seja através de hashtags e afins.

Jimmy P, em conjunto com a EDP, lançou hoje, quinta-feira, o projeto ‘Tagga o teu Futuro’, uma iniciativa dirigida a alunos entre os 12 e 18 anos, que envolve cerca de mil escolas de todo o país e que tem como objetivo promover a mudança na sociedade para um caminho de maior diversidade e inclusão.

Com o single ‘Handz Up’, o músico dá voz a esta causa ao desafiar os jovens a serem ousados nos seus sonhos e acreditarem num futuro sem barreiras e preconceitos. No videoclip apela aos jovens para não baixarem os braços e acreditarem em si: “Ser diferente não é ser inferior. É ser igual a ti mesmo e conheceres o teu valor.”

O envolvimento das escolas e dos jovens é feito através de uma plataforma onde, como primeiro desafio, cada um dos alunos poderá fazer a sua participação. As escolas com maior nível de mobilização até 21 de abril, serão conhecidas no início de maio e receberão um concerto do Jimmy P.

Já em fevereiro, o artista apresentou “Amar-te e Respeitar-te”, um projeto pedagógico que visa capacitar e dotar jovens (eles e elas) com ferramentas de diagnóstico e de prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro, dos próprios e/ou dos seus pares.

O projeto, desenvolvido em coautoria com a Betweien, compreende um livro com testemunhos de vítimas, temas originais musicados por Jimmy P e uma peça de teatro, que é a adaptação das histórias do livro ao teatro.

O público-alvo do projeto são os alunos e as alunas do 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e pode ser apresentado pelas mais diversas organizações educativas, que trabalhem com este público, em diferentes modelos de apresentação.