Saúde & bem-estar

Projeto ajudou crianças portuguesas a reduzir a placa bacteriana

O projeto ‘Aprender A Ser Saudável’, da ONG ‘Mundo A Sorrir’, contribuiu para a diminuição da placa bacteriana na cavidade oral em mais de 68% dos alunos das escolas parceiras que participaram pela primeira vez nesta iniciativa. Só em cada criança essa redução da placa rondou os 38%.

A iniciativa envolveu 5466 alunos e 269 professores de 67 escolas de seis municípios do país: Cascais, Cinfães, Paços de Ferreira, Porto, Penafiel e Sertã, no ano letivo de 2015/2016.

Os profissionais de saúde oral realizaram a escovagem diária acompanhada e efetuaram 215 ações de sensibilização nas escolas abrangidas e mais de 3701 controlos de placa bacteriana. No total foram distribuídas cerca de 11 mil escovas de dentes.

Com vários anos de atuação nas escolas do 1º Ciclo, o projeto ‘Aprender A Ser Saudável’ vai implementar ainda este mês de dezembro a escovagem dentária diária e ações de sensibilização na área da saúde oral nos jardins-de-infância do distrito do Porto. Serão cinco infantários que têm 632 crianças.

De forte cariz preventivo e educacional, este projeto foi criado em 2010, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, para implementar a escovagem dentária diária, após as refeições, nas escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, com a supervisão do professor.

Desde o seu início já englobou 12191 crianças de 85 escolas. Atualmente está presente em vários estabelecimentos de ensino dos municípios do Porto, de Cinfães e de Cascais.

Neste ano letivo ambiciona alargar a sua área de intervenção a outros públicos-alvo e escolas do país e contribuir, cada vez mais, para a melhoria da saúde oral das crianças.

A ‘Mundo A Sorrir’ é uma ONG presente em todo o território nacional, assim como em países lusófonos com necessidades de cuidados de saúde, atuando em áreas como a Assistência Médica, a Prevenção, a Capacitação, a Reinserção Social e Laboral e a Cooperação e Ajuda ao Desenvolvimento. Entre os grupos de intervenção estão crianças e jovens, pessoas em situação de carência social e idosos.