Cultura

‘Quando o Sol dançou’ em Fátima

Há 100 anos, a 13 de Maio de 1917, a Virgem Maria apareceu a três pastorinhos, na Cova da Iria, um lugar ermo perto de Fátima. O fenómeno repetiu-se nos meses seguintes e, a 13 de Outubro, contou com o testemunho de cerca de 70 mil pessoas.

‘Quando o Sol Dançou’ é o livro de estreia do antropólogo norte-americano Jeffrey S. Bennett que, depois de se intrigar com o fenómeno de Fátima nas inúmeras viagens que fez a Portugal e dos anos que cá viveu, tenta deslindar as complexas relações sociais que permitiram e levaram ao surgimento e manutenção do culto de Fátima e da sua interligação com a construção de uma aguerrida identidade nacional.

Livro Quando o Sol Dançou

Com tradução de Miguel Nogueira, esta é uma análise sustentada do contexto sócio-político da aparição da Virgem Maria aos pequenos Francisco, Jacinta e Lúcia e do fenómeno religioso que aqui teve origem.

Numa investigação séria e rigorosa, Jeffrey S. Bennett explora as antigas tradições marianas da zona de Leiria, o combate entre republicanos e monárquicos e a ascensão do salazarismo, bem como as eventuais motivações psicológicas dos pastorinhos e dos primeiros devotos. Quando o Sol Dançou é, pois, um retrato fascinante sobre um dos períodos mais turbulentos da história de Portugal. Chega às livrarias a 1 de Fevereiro.