Álbuns da Semana

O tributo póstumo, um caso sério de vendas e uma celebração centenária

Nasceu a 8 de janeiro de 1947 em Londres (Inglaterra) e morreu a 10 de janeiro de 2016 em Nova Iorque (Estados Unidos). Pelo meio conquistou o mundo, Portugal incluído, com a sua arte e as suas mil caras. A prova disso está no álbum de tributo póstumo que chegou às lojas na passada sexta-feira (17).

‘Bowie 70’ foi feito de David (Fonseca) para David (Bowie) e conta com a participação de numerosos artistas nacionais. Em suma, este projeto conta com a participação de um total de 13 músicos portugueses, que interpretaram outros tantos temas do ‘camaleão’ que faleceu, em 2016, aos 69 anos.

BOWIE70

‘Absolute Beginners’ (Tiago Bettencourt), ‘Modern Love’ (Manuela Azevedo), ‘Let’s Dance’ (Afonso Rodrigues), ‘Life on Mars?’ (António Zambujo), ‘Space Oddity’ (Camané), ‘Blue Jean’ (Catarina Salinas), ‘Fame’ (Marta Ren), ‘Heroes’ (Rita Redshoes), ‘This is Not America’ (Márcia), ‘The Man Who Sold The World’ (Ana Moura), ‘Starman’ (Aurea), ‘Where Are We Now?’ (Rui Reininho) e ‘Lazarus’ (David Fonseca) são os temas e os respetivos intérpretes que pode ouvir neste disco que também pretende assinalar os 70 anos que o seu protagonista teria feito a 8 de janeiro último.

David Fonseca, o mentor do projeto, toca diversos instrumentos ao longo de todo o álbum, incluindo neste ‘Starman’, cantado por Aurea, que lhe deixamos para ouvir.

Aproveitando a (boa) onda de David Bowie, passamos ao álbum mais vendido no Reino Unido desde o derradeiro ‘Blackstar’ do ‘camaleão’. ‘Human’ é o título do trabalho que Rory Graham, mais conhecido por Rag’n’Bone Man, apresentou recentemente ao público.

Elogiado por Elton John, vencedor do Brit Critics Choice Awards e apontado como uma das grandes revelações da música em 2017, o cantor inglês tem em ‘Human’ o seu cartão de visitas e o disco registou, no Reino Unido, mais de 117 mil cópias vendidas logo na primeira semana de vida.

RAG

Nada mau, sobretudo se tivermos em conta que este é o primeiro álbum da promissora carreira do cantor e compositor que é fã da soul music.

Os dados estão lançados, mas nada como tirar as suas próprias conclusões sobre a qualidade deste artista, ouvido o hit que dá nome ao tal álbum que está a registar tanta procura.

Para terminar as nossas sugestões da semana, apresentamos-lhe por antecipação um disco (duplo) ao vivo que já está em pré-venda, mas que só chegará aos interessados a partir da próxima sexta-feira, 24 de fevereiro.

‘Mão Morta + Remix Ensemble – Ao Vivo no Theatro Circo’ regista, nada mais, nada menos do que, o primeiro concerto deste encontro improvável entre a banda bracarense e a Sinfonieta de 15 elementos da Casa da Música.

MM

Estamos a falar de um trabalho que recupera temas dos diversos álbuns dos Mão Morta e inclui também um tema inédito, que permitiu explorar a faceta mais experimental e contemporânea deste grupo nacional de rock. Quanto ao concerto em si, esse surgiu através de um convite feito ao grupo pelo Theatro Circo para criarem um espectáculo especial para o encerramento das comemorações do seu centésimo aniversário.

O primeiro tema a ser revelado é ‘Pássaros a Esvoaçar’, do último disco de originais da banda, lançado em 2014, que neste contexto, ao vivo, ganha uma singularidade extraordinária, conforme pode conferir aqui: