Cultura

‘Quarto Escuro’ no São Jorge para ajudar famílias

Numa operação relâmpago de solidariedade levada a cabo pelo programa ‘Prova Oral’, da Antena 3, surge a 1ª edição de ‘Quarto Escuro’ hoje, 28 de janeiro, às 17h00, no cinema São Jorge, em Lisboa.

Um espetáculo às escuras, que reverte integralmente para a Fundação Maria da Conceição, onde ninguém do público saberá o que o espera.

Haverá uma luz em palco, que se acende e apaga. Intermitente, portanto. E duas vozes – Ana Galvão e Fernando Alvim – que apresentam cada um dos intervenientes. É isto. E não é pouco.

O objetivo é fazer um espetáculo que supere em absoluto as expectativas de alguém que vai ver um evento às escuras. O que à partida é arriscado, mas as surpresas vão ser muitas.

Em 2005, Maria da Conceição criou a Fundação Maria Cristina de forma a intervir nas favelas do Bangladesh para promover a educação de crianças e de as tirar da pobreza.

Assim sendo, Maria da Conceição vive para cumprir a promessa de tirar da pobreza inicialmente 100 famílias da capital do Bangladesh – neste momento já vai em 600 – através da Fundação Maria Cristina, à qual deu o nome da sua mãe adotiva, batendo sucessivos recordes desportivos.

Foi a primeira mulher a correr sete maratonas em sete semanas seguidas em sete continentes diferentes, incluindo a Antártida, subir o Everest, atravessar o canal da Mancha, entre tantas outras coisas que já lhe valeram algumas distinções, entre as quais a de personalidade do ano pela Revista GQ.

‘Quarto Escuro’ no dia 28 de janeiro, entre as 17h00 e as 18h30, na sala principal do São Jorge.