Atualidade

Banco Alimentar recolhe menos alimentos do que no ano passado

Foi durante este fim de semana que decorreu a campanha da recolha de alimentos, que chegaram às 1848 toneladas, um número inferior ao de 2016.

Ainda assim, os responsáveis pela iniciativa solidária salientaram a contínua solidariedade e uma confiança renovada por parte dos portugueses.

O Banco Alimentar contra a Fome declarou, através de um comunicado divulgado durante a madrugada desta segunda-feira, 29 de maio, que se tratou de um “valor próximo do obtido na campanha homóloga do ano passado, confirmando quer a solidariedade sempre presente dos portugueses quer a sua confiança renovada, vez após vez, na ideia subjacente à atividade dos Bancos Alimentares contra a Fome”.

A iniciativa contou com a participação de mais de 40 mil voluntários, e foi realizada em mais de 2 mil superfícies comerciais. Os alimentos recolhidos vão ser distribuídos já a partir da próxima semana, tendo como destino mais de 2600 instituições de solidariedade social, que vão fazê-los chegar a 426 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas.

“Sabemos que, apesar da melhoria das condições económicas, muitos dos nossos concidadãos continuam a enfrentar grandes dificuldades e significativas restrições alimentares e é por isso gratificante constatar que os portugueses têm uma perceção dessa realidade, procurando sempre, na medida das suas possibilidades, contribuir para a minorar”, referiu Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, através do comunicado.

Além das 1848 toneladas de alimentos doados nas superfícies comerciais, existem também as doações feitas ‘online’ e efetuadas através de vales disponíveis nas lojas ainda não contabilizadas nessa quantidade, de acordo com o mesmo comunicado.

O Banco Alimentar irá ter também a campanha ‘Ajuda Vale’ até ao dia 4 de junho, em supermercados e nos postos da GALP e BP e campanha online (www.alimentestaideia.pt).

No ano passado, os 21 Bancos Alimentares Contra a Fome conseguiram obter 25864 toneladas de alimentos, com um valor global estimado superior a 36,9 milhões de euros, segundo os números oficiais.

Foto: Redes sociais