Lifestyle

Sugestões de norte a sul para entrar em grande e de borla em 2017

Começou a contagem decrescente para um dos dias mais aguardados do ano. De norte a sul do país, as autarquias preparam festas de “arromba” para que os portugueses esqueçam por instantes os problemas do dia-a-dia e celebrem a chegada de 2017.

A Move Notícias dá-lhe sugestões de cidades onde há um programa recheado para a noite da Passagem de Ano. E sem ser preciso pagar.

maxresdefault

No Porto, a autarquia está a preparar uma entrada em grande em 2017. Pela primeira vez a festa de Fim de Ano está dividida por três das mais emblemáticas praças da Invicta, onde serão montados palcos para receber vários estilos de música, para quem quiser comemorar a chegada do novo ano na Baixa da cidade.

A Praça de D. João I, a Praça de Gomes Teixeira (mais conhecida por Praça dos Leões) e a Praça dos Poveiros serão então o pano de fundo à celebração.

A animação nestes três espaços arranca logo a partir das 15h00 do dia 31, com uma programação especialmente dirigida aos mais novos, que incluirá, por exemplo, uma jam session infantil na Praça dos Poveiros, uma oficina de contos cantados na Praça de D. João I ou um workshop de construção de marionetas de papel na Praça dos Leões. A Batucada Radical marcará o ritmo da festa ao longo da tarde, através de uma arruada pelas três praças.

Na Avenida dos Aliados, os Blind Zero atuam às 22h30. À meia-noite será lançado o tradicional fogo-de-artifício, pelo que a animação musical só retoma às 00h30, pela mão de Os Azeitonas.

Nos outros três espaços a música começa a ouvir-se pelas 22h30, prolongando-se até às 03h00 do primeiro dia de 2017, e conta com Os Sete Magníficos na Praça dos Leões, Rodrigo Affreixo e Holy Nothing na Praça D.João I e, ainda, Isidro Lisboa e Throes + The Shine na Praça dos Poveiros.

Na Guarda a festa é outra. O concerto dos Amor Eletro arranca com as festividades às 22h00 na Praça Velha. Segue-se um espetáculo de videomapping e ainda a atuação do DJ Nuno Luz pela madrugada dentro.

Um pouco mais ao centro, começando por Coimbra, os GNR vão atuar ao vivo no Largo da Portagem. O espetáculo arranca às 23h30 e prolonga-se até à 01h00, depois da celebração da meia-noite em palco.

As 12 badaladas também vão soar no Jardim da Liberdade, em Santarém, que volta a ser palco da grande Festa de Fim de Ano, cuja organização estará a cargo da Câmara Municipal. A entrada, recorde-se, é gratuita.

lisboa1

Em Lisboa, a Praça do Comércio (Terreiro do Paço) será o palco da grande festa onde passarão artistas como Rui Veloso (22h00), seguido do espectáculo de fogo de artifício. A celebração continua noite fora com a música de Agir. Já a 1 de janeiro, a animação musical está a cargo de Raquel Tavares e da Orquestra Roemer Pinatel a partir das 17h30.

Para a passagem de ano em Setúbal, pode escolher apenas a festa de rua ou então sair para jantar fora. Na Doca dos Pescadores, há diversos restaurantes que estão abertos na noite de réveillon permitindo que saboreie uma excelente refeição, sendo que o ideal será optar pelos peixes e mariscos sempre frescos.

Na tenda colocada na Doca dos Pescadores a festa arranca pelas 23h00 com Supernova e, depois da meia-noite, do espumante e das uvas passas, a festa segue noite dentro com o DJ D’Cult. Já na Praia da Saúde, também em Setúbal, o programa conta com Jorge Nice a partir da mesma hora.

A sul, em Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé continua a apostar na componente musical para animar a Praça do Mar. Já em Lagos há DJ, fogo-de-artifício e concerto gratuito dos Xutos e Pontapés.

jmo_6736

Albufeira levará à Praia dos Pescadores artistas como Áurea e os D.A.M.A. que, com a sua ajuda, darão as boas-vindas a 2017.

Se estiver em Beja, pode ver Ana Moura despedir-se de 2016 e dar as boas-vindas a 2017 com um concerto gratuito na Praça da República.

Já em Vendas Novas, Évora, o Município preparou um programa de passagem de ano na Parada D. Pedro V, junto ao Madeiro de Natal, onde haverá música e fogo-de-artifício a partir das 23h00.

Na ilha da Madeira, o tradicional fogo de artifício fará as delícias de quem escolher celebrar ali a chegada do novo ano. O mesmo será acompanhado por um espetáculo da Orquestra Ligeira da Madeira. Um pouco por toda a ilha terão lugar várias festas, mediante pagamento.

Também nos Açores, 2017 será recebido em jeito de celebração um pouco por todo o arquipélago com particular destaque para Ponta Delgada onde, nas Portas da Cidade, está previsto um concerto de April Ivy e, claro, as luzes irão encher o céu à meia-noite de 31 de Dezembro.

PORTUGAL-NEW YEAR