Cultura

Cinema: Estreias de 1 de Dezembro

Aliados
Sinopse: Em 1942 Max, um espião franco-canadiano, apaixona-se e casa com a agente francesa Marianne, depois de uma missão em Casablanca. Logo a seguir, Max é notificado de que Marianne é provavelmente uma agente dupla ao serviço dos nazis e começa a investigá-la.

Atores: Brad Pitt, Marion Cotillard, Jared Harris, Lizzy Caplan, Raffey Cassidy, Charlotte Hope, Matthew Goode

Realizador: Robert Zemeckis

Veja o trailer:

Escola: Os Piores Anos da Minha Vida
Sinopse: O discreto artista adolescente Rafe Katchadorian tem uma imaginação fértil, está farto da secundária e de todas as regras que lhe impõem. Com o amigo Leo, desenvolve um plano: quebrar cada um dos regulamentos da escola.

Atores: Lauren Graham, Thomas Barbusca, Griffin Gluck, Jacob Hopkins, Andrew Daly, Alexa Nisenson, Angela Oh, Isabella Amara, Hali Jones, Anastasia Bastien

Realizador: Steve Carr

Veja o trailer:

Eu, Daniel Blake
Sinopse: Daniel Blake tem 59 anos e trabalhou como carpinteiro em Newcastle, durante a maior parte da vida. Agora, está parcialmente inválido e, pela primeira vez, precisa da ajuda do Estado. O seu caminho cruza-se com o de Katie, mãe solteira de duas crianças, Daisy e Dylan. Para escapar à vida numa residência para pessoas sem-abrigo em Londres, Katie viu-se obrigada a aceitar alojamento numa cidade que desconhece, a quase 500 quilómetros. Apanhados pela burocracia da Segurança Social, Daniel e Katie encontram-se em terra de ninguém.

Atores: Dave Johns, Hayley Squires, Sharon Percy, Briana Shann, Dylan McKiernan, Natalie Ann Jamieson, Colin Coombs, Bryn Jones, Viktoria Kay, Harriet Ghost, Mick Laffey, Micky McGregor, Mark Burns, Julie Nicholson, John Sumner

Realizador: Ken Loach

Veja o trailer:

Underworld: Terras de Sangue
Sinopse: Selene, a vampira negociante de mortes, continua a defender-se dos ataques brutais, tanto do clã Lycan como da fação Vampire que a traiu. Com os seus únicos aliados, David e o seu pai Thomas, terá de pôr fim à eterna guerra entre Lycans e Vampiros, mesmo que isso implique um terrível sacrifício.

Atores: Kate Beckinsale, Theo James, India Eisley, Charles Dance, Bradley James, Tobias Menzies, Oliver Stark, Lara Pulver, Eva Larvoire

Realizador: Anna Foerster

Veja o trailer:

Um Pai Natal Para Esquecer
Sinopse: Alimentado a uísque barato, ganância e ódio, Willie volta a unir forças com o seu enraivecido e pequeno capanga, Marcus, para derrubar uma instituição de caridade de Chicago na véspera de Natal. A acompanhá-lo está o alegre e gorducho Thurman Merman, que vai apelando à pouca humanidade existente no coração de Willie.

Atores: Billy Bob Thornton, Kathy Bates, Brett Kelly, Tony Cox, Christina Hendricks

Realizador: Mark Waters

Veja o trailer:

Saint Amour
Sinopse: Para Bruno, o Salão de Agricultura de Paris é o ponto alto do ano. Lá percorre as diferentes regiões vinícolas de França sem sair do espaço da exposição. O seu pai, Jean, tem um objetivo diferente: apresentar o touro campeão Nabuchodonosor, e ganhar um prémio. Bruno está farto de ser agricultor e deseja mudar de vida. Para o motivar, o pai decide levá-lo numa verdadeira rota dos vinhos, com o objetivo de fortalecer a relação pai-filho. Para isso contrata Mike, um jovem taxista parisiense, com quem Bruno e Jean iniciam uma viagem cheia de aventuras pelas várias regiões vinícolas francesas.

Atores: Benoît Poelvoorde, Gérard Depardieu, Vincent Lacoste, Chiara Mastroianni, Solène Rigot, Céline Sallette, Ana Girardot, Gustave de Kervern

Realizadores: Gustave de Kervern e Benoît Delépine

Veja o trailer:

O Número
Sinopse: Com a ajuda de outro sobrevivente de Auschwitz e de uma carta manuscrita, um homem com demência tenta encontrar e punir o antigo guarda nazi responsável pelo assassinato da sua família, 70 anos antes.

Atores: Christopher Plummer, Martin Landau, Dean Norris, Henry Czerny, Bruno Ganz, Jürgen Prochnow, Kim Roberts, Peter DaCunha

Realizador: Atom Egoyan

Veja o trailer:

Estive em Lisboa e Lembrei de Você
Sinopse: Sérgio de Souza Sampaio mora em Minas Gerais e trabalha na Companhia Industrial de Cataguases. Levando uma vida modesta, em 2005 decide emigrar para Lisboa, em Portugal. Baseado no romance homónimo de Luiz Ruffato.

Atores: Renata Ferraz, Amanda Fontoura, Rodrigo Almeida, Henrique Frade

Realizador: José Barahona

Veja o trailer: