Off the record

Júlio Torcato: o design materializado num novo espaço na Invicta

Com uma carreira de mais de 25 anos, o estilista da Trofa há muito que ultrapassou fronteiras sendo que, agora, tem um novo espaço mais central, no Porto, com loja, atelier e showroom, e lugar ainda para a filha, Inês Torcato, também designer, criar à medida do cliente.

“Há muito que queria estar num local central, mais cosmopolita e urbano à imagem da marca, estando mais próximo dos clientes e com outra visibilidade. Esta não é uma loja comum, mas sim um espaço conceptual onde se reúne todo o universo Torcato”, revela o anfitrião, Júlio Torcato, à Move Notícias.

O criador assume que a herdeira “teve grande influência neste passo”, assim como a mulher, Cecília Ribeiro, pois em família fazem “um excelente trabalho em equipa” numa empresa com “valores fortes” no mercado.

No número 118 da Rua Sacadura Cabral, no Porto, na movimentada zona da Cedofeita, o espaço divide-se em três áreas distintas, duas para as coleções de Júlio e outra para Inês Torcato que, a par de ser assistente do pai, firma já o nome no mundo da moda.

O apelido artístico da menina/mulher que começou por estudar Belas Artes, antes de despertar para “o meio onde cresceu” é o segundo nome próprio de Júlio com quem partilha o gosto pelos princípios da alfaiataria, “tentando reinterpretar um pouco mais”.

A relação pai/filha é a melhor, mas quando se trata de trabalho, “às vezes, há tensão”. “A Inês é muito determinada e de ideias fixas e chocamos em alguns pontos, mas, no final, tudo acaba bem”, reconhece Júlio Torcato, assumindo-se orgulhoso pelo “percurso dela” que já é alvo das melhores críticas.

Apesar da aposta na Invicta, o estilista continua a viver na Trofa, não temendo atrapalhar o processo criativo nos quilómetros a percorrer. Afinal, “sempre andei muito na rua e o tempo que passo no carro também serve de introspeção”, conclui, pragmático como cada uma das suas coleções.

Veja alguns dos amigos que estiveram presentes na inauguração da loja de Júlio e Inês Torcato: