Lifestyle

Saiba o que o exercício físico pode fazer por si, além de ajudar a perder peso

São vários os benefícios proporcionados pelo exercício, além da perda de calorias e gorduras em excesso. Saiba que deve apostar numa atividade física se pretende prevenir a osteoporose, demência ou controlar doenças como a diabetes ou artrites.

Se é verdade que deve investir em atividade física para melhorar problemas de saúde, também é verdade que não o deve fazer por sua conta, sem qualquer ajuda ou apoio profissional.

Segundo Felipe Isidro, responsável pelo Departamento de Atividade Física da PronoKal Group, “cada pessoa tem exigências de treino diferentes, tendo em conta o peso, altura, género, plano alimentar, condição física e objetivos que pretende atingir. Ser acompanhado por profissionais é fulcral, pois além de termos em conta todos estes fatores, são evitados erros que podem piorar o estado de saúde da pessoa, devido à falta de conhecimento”.

O apoio de profissionais é fundamental para quem quer usufruir dos benefícios do exercício físico. Ter alguém que cria um plano à nossa conta e medida é importante não só em termos de saúde mas também motivacionais. Felipe Isidro explica: “Temos o conhecimento para iniciar pequenas mudanças na rotina do paciente, que o permitem evoluir e ver resultados, e é desta forma que começam a perceber a importância e benefícios que a atividade física tem para a saúde, incorporando-a como um hábito saudável”.

A PronoKal Group é uma empresa de tratamentos médicos para a perda de peso, baseada numa dieta proteinada que tem como um dos seus pilares a atividade física. Através dos Métodos PronoKal e DiaproKal, os pacientes passam por um processo de reeducação dos seus hábitos alimentares e de estilo de vida, sempre acompanhados por uma equipa multidisciplinar, composta por técnicos de atividade física, profissionais de coaching e nutricionistas.

Assim, para que possa começar desde já a cuidar-se, o Departamento de Atividade Física da PronoKal Group deixa três exemplos de exercícios, típicos da primeira etapa do tratamento. Além de terem em conta as necessidades dessa fase, ajudando a perder peso, estes exercícios aportam outros benefícios:

1 – Agachamento
Realiza o gesto de sentar numa cadeira, inclinando o corpo ligeiramente para a frente, tal como na foto. Realiza 3 séries de 10 repetições, descansando 1 minuto entre cada série.

Este exercício proporciona um aumento da força das pernas, que ajudará a reduzir dores nos joelhos em pacientes sedentários.
exercicio-pronokal-2

2 – Lunges
Estando de pé, dá um passo em frente e depois baixa o outro joelho até ao chão. Volta à posição inicial. Realiza 3 séries de 10 repetições com cada perna, descansando 1 minuto entre cada série.

Desta forma é favorecida a mobilidade das ancas, ajudando em atividades diárias como caminhar ou subir escadas.
exercicio-pronokal-4

3 – Elevação da pélvis
Deite-se de costas com as pernas fletidas. Levante os quadris (anca) e mantenha-a elevada por alguns segundos até voltar à posição inicial. Faça também 3 séries de 10 repetições com descanso de 1 minuto entre cada série.

Este exercício fortalece os glúteos tonificando essa zona muscularmente flácida e ajudando também a reduzir as dores lombares, uma vez que se trabalham também os eretores da espinha.
exercicio-pronokal-6