Lifestyle

Pronokal demonstra que perder peso de forma rápida ajuda na manutenção a longo prazo

“Evidências que suportam a perda de peso em detrimento da massa gorda – Estudo Prokal – resultados a 24 meses”, foi este o estudo desenvolvido pela presidente da Sociedade Portuguesa do Estudo para a Obesidade (SPEO), que reconhece o Método PronoKal como um tratamento de perda de peso seguro, rápido e eficaz.

Os resultados do estudo foram expostos no 20º Congresso Português da Obesidade, que decorreu no final de novembro no Porto e reuniu centenas de profissionais e técnicos de saúde especialistas em obesidade e provenientes de todo o país.

A iniciativa visava alertar para a necessidade de tratar esta epidemia da obesidade como uma prioridade.

Paula Freitas, presidente da SPEO e professora auxiliar de Endocrinologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, investigou sobre o tema de “perda de peso em detrimento da massa gorda e apresentou os resultados de tratamentos que explicam que perder peso de forma rápida ajuda a manter o peso perdido a longo prazo – Estudo ProKal 24 meses”, sendo que os resultados acabam de ser publicados na revista médica Endocrine.

“Desde há cerca de uma década que se observa que a maior perda de peso no início corresponde a melhores resultados a longo prazo devido a uma maior adesão. As evidências recentes demonstram que com o Método PronoKal (tratamento médico baseado numa dieta proteinada e com acompanhamento multidisciplinar) se consegue uma rápida perda de peso inicial (8 kg no primeiro mês) que se mantém a longo prazo, demonstrando que esta perda de peso rápida inicial é considerada um preditor da manutenção do peso a longo prazo”, explica a especialista.

A grande diferença entre as VLCD (Very Low Caloric Diet) da década de 60 e o método Pronokal, avança, é que as primeiras eram constituídas por proteínas de baixa qualidade, sem controlo médico (algo indispensável para garantir que se perde peso de forma saudável), e com o método as proteínas são de alto valor biológico e inclui “controlo médico e analítico desde o início do tratamento assim como uma equipa multidisciplinar para apoiar o doente”.

“O Método Pronokal é mais eficaz a curto e longo prazo do que uma dieta hipocalórica standard e é rápido a produzir uma perda de peso significativa, o que se repercute na adesão do doente e nos resultados obtidos que se mantêm a longo prazo”, refere o estudo.

Segundo este estudo, após dois anos, os pacientes PronoKal perderam 2 vezes mais peso (12,5 kg vs. 5,2 kg) e mantêm o peso que conseguiram perder nos dois meses de tratamento. Além disso, os pacientes conseguem perder também a gordura mais prejudicial e perdem três vezes mais gordura visceral (-666 g vs. -200 g) do que aqueles que optaram por uma dieta de baixas calorias.

Após o mesmo período, verificam-se também melhores resultados no que diz respeito à manutenção, com os pacientes a manterem-se durante mais tempo fora do índice de obesidade, reduzindo também o risco de desenvolver doenças relacionadas, como HTA (hipertensão arterial), DM2 (diabetes tipo 2) ou inclusivamente tipos de cancro, enquanto o grupo que foi tratado com dieta hipocalórica não conseguiu que esses pacientes saíssem da obesidade em nenhum momento do estudo, além de manterem o peso perdido sem o efeito ioiô. 100% dos pacientes do grupo tratado com PronoKal conseguiram reduzir mais de <5% do seu peso inicial.

Desde o início que a PronoKal Group aposta na atividade social enquanto parte essencial do seu trabalho para alcançar um dos seus principais objetivos: reduzir o excesso de peso e a obesidade.

Para tal, a empresa desenvolve ações de consciencialização para conhecer a problemática do excesso de peso no nosso país, como a campanha “Comprometidos com um peso saudável”, realizada em parceria com a SPEO.

A par disto, leva também a cabo uma importante tarefa de investigação que lhe permite oferecer uma perda de peso eficaz através dos seus métodos, ajudando mais de 450 mil pessoas a perder peso e a mantê-lo.