Lifestyle

A “barriga” dos 40

Vários fatores influenciam o aumento de peso a partir dos 40 anos. Se por um lado o nosso metabolismo basal pode começar a desacelerar, reduzindo assim a quantidade de calorias necessárias para cumprir as atividades do dia-a-dia, por outro a tonicidade muscular começa a diminuir. A conjugação destes fatores facilita o aumento do depósito de gorduras, uma vez que com menos músculo e o metabolismo mais baixo, queimamos menos calorias. São estas gorduras acumuladas que irão formar a tão conhecida “barriga de cerveja”.

Estas “barrigas”, que costumam ser motivo de brincadeira entre os homens nesta idade, acarretam algumas desvantagens e riscos para a saúde. Um exemplo disso é o desempenho sexual, que pode ser afetado, dado os homens que apresentam uma acumulação significativa de gordura abdominal terem menos massa muscular, o que se traduz em níveis de energia e líbido mais baixos, em comparação com os homens que estão em forma.

Além da questão sexual, enquanto as mulheres têm tendência para armazenar gordura subcutânea, que se deposita debaixo da pele e não comporta, em níveis normais, problemas para a saúde, os homens armazenam grande parte no abdómen. Esta gordura visceral é metabolicamente ativa e contém grandes quantidades de colesterol e triglicéridos, provocando danos significativos nos órgãos que envolve, como o fígado, estômago e intestino. Há que ter em conta ainda o facto de que valores superiores a 102cm de perímetro de cintura (88cm nas mulheres) favorecem o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e/ou diabetes, enfermidades crónicas graves.

Como se pode ver, os 40 têm mais de gordura do que de ternura e é demasiado fácil cair no descuido e, sem se dar conta, perder a agilidade e vitalidade da juventude. Cuidados com a alimentação e exercício tornam-se imprescindíveis para reativar o metabolismo, minimizar a perda de massa muscular e evitar o crescimento da barriga e suas consequências.

O Método PronoKal é uma dieta proteinada indicada para combater o excesso de peso e a obesidade, fazendo-o à custa da gordura, o que inclui de forma significativa a gordura visceral.

É um método comprovado e que conta com a participação de um médico e de uma equipa multidisciplinar. São vários os casos de sucesso que demonstram a sua eficácia, como o do autor do ‘Gentleman’s Mail’ João Jacinto, entre outros.