Cultura

Romaria d’Agonia ‘ocupa’ velho armazém de pesca em Viana do Castelo

É a maior festa de Viana do Castelo e uma das maiores romarias do país. A Romaria d’Agonia vai ter este ano mais um palco. O evento vai ‘ocupar’ um velho armazém de pesca na cidade, onde é possível reviver a festa popular minhota através de uma exposição de fotografias inéditas.

Com o nome ‘Preparação da Romaria d’Agonia’, a exposição reúne cerca de 40 fotografias inéditas dos bastidores e alguns equipamentos usados “que mostram a alma e a essência” do evento, garante a entidade organizadora Vianafestas. Esta é mais uma iniciativa do projeto ‘Somos Todos Romaria’, que tem por objetivo promover o evento em honra da Nossa Senhora D’Agonia.

O local é um armazém de 300 metros quadrados onde os moradores da ribeira costumam tingir o sal “para os típicos tapetes do dia da Padroeira, recorrendo a uma betoneira, e que vai ser em simultâneo uma galeria improvisada”. As imagens que vão estar em exibição foram tiradas durante as duas últimas edições: 2014 e 2015.

Na mesma exposição vai ser também lançado o livro ‘Romaria da Sr.ª da Agonia’, que contém mais de 200 fotografias sobre a preparação e os dias da festa.

A inauguração está marcada para esta sexta-feira, dia 5. A entrada na exposição é livre e as visitas podem ser feitas diariamente entre as 15h00 e as 20h00 até 18 de agosto. De 19 a 21 de agosto, ou seja já durante a Romaria d’Agonia, a exposição pode ser vista durante todo o dia.