Cultura

Neopop traz “lendas vivas” a Viana do Castelo

Carl Cox, Richie Hawtin, Laurent Garnier, Jeff Mils são algumas das “lendas vivas” que vão passar pelo festival Neopop que vai decorrer entre 14 e 16, em Viana do Castelo, disse à “Lusa” fonte da organização.

“Estamos a falar de verdadeiras lendas vivas, artistas que sempre brilharam neste estilo musical desde início dos anos 90 e que estão no top mundial. São artistas que estão para este estilo musical como os Rolling Stones para o rock. Conseguir juntá-los a todos num só evento faz dele o mais apetecível da Europa”, afirmou Raul Duro, promotor do festival que vai já na nona edição.

Outro dos destaques será a atuação, na primeira noite do festival, dos Underground Resistance, entidade mítica do tecno de Detroit liderada desde o final dos anos 1980 pelo americano Mad Mike Banks.

Este ano a organização espera receber nos três dias do festival cerca de 20 mil pessoas de Portugal e mais de 21 países.

“É sinal que estamos a chegar ao mundo pelas melhores razões. São pessoas que acabam por conhecer a cidade, tradicionalmente minhota, acolhedora e com uma gastronomia rica. É uma experiência nova”, explicou Raul Duro.

De acordo com o responsável com na edição do ano passado e de acordo com um estudo realizado por alunos do Instituto Politécnico de Viana d Castelo (IPVC) o festival gerou um volume de negócios “superior a dois milhões de euros”.

O reforço de segurança no recinto e na cidade foi, segundo a organização, uma das principais preocupações para este ano quer através da contratação de uma empresa privada quer em articulação com a PSP local.

Mais conforto e higiene possível para os festivaleiros foi outra das apostas da organização que garantiu ainda estar já a preparar a edição 2015.

“Para o ano comemoramos dez anos de Neopop. Já estamos a trabalhar na nova edição para termos uma coisa em grande”, disse Raul Duro.

No primeiro dia da edição 2014 (14 agosto) sobem ao palco, montado junto ao histórico Castelo de Santiago da Barra, Laurent Garnier, John Digweed, Josh Wink , Pan-Pot e Underground Resistance.

No dia 15 de agosto é a vez de Jeff Mills, Recondite (live), Richie Hawtin, Vakula.

O festival fecha (16 de agosto) com Carl Cox, Nina Kraviz, The Persuader (aka Jesper Dahlbäck_live), Uner (live/dj set), Le Grand Finale, Tale Of Us.

Neopop