Atualidade

Vídeo: Cantora ficou irreconhecível durante luta contra a leucemia

A vocalista dos Silence 4, que lutou contra uma leucemia durante três anos, conta a sua história no livro “Nunca Desistas de Viver”, no qual mostra como ficou desfigurada pelos tratamentos. Sofia Lisboa foi a convidada de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, no “Você na TV”, da TVI, onde falou da sua experiência.

“O livro é especialmente dirigido aos que estão a lutar contra esta doença e àqueles que lhes são mais próximos”, contou Sofia, que optou ainda por incluir na obra uma fotografia sua onde surge irreconhecível, na sequência da medicação utilizada para tratar a doença do enxerto contra hospedeiro, uma complicação característica do transplante alogénico a que foi submetida.

unnamed (3) (1)

“Sou uma mulher vaidosa, sou mulher. Aquilo para mim é um monstro que está ali naquela fotografia. Tomei a decisão e foi difícil, mas tive de por um bocadinho o meu orgulho de lado porque vi dezenas de pessoas com aquela fisionomia. Quero passar a ideia de que estive assim, não recuperei tudo, óbvio, mas revejo-me muito mais neste corpo agora. Aquela não era eu. Para que as pessoas tenham a certeza de que aquilo é a exceção e não a regra e que vai ser passageiro”, revelou.

Sofia descobriu a doença quando estava grávida. “Perdi aquele bebé e qualquer hipótese de ter uma criança biológica. Nunca se faz o luto”, confessou, emocionada. Além disso, contou que após o transplante de medula, doada pela irmã, que viveu no “limite da dignidade” e que pensou “em morrer”: “Pedi à minha irmã e ao meu marido que me deixassem irem, mas eles não deixaram”.

Atualmente, livre de cancro, diz sentir muita vontade de “ajudar quem passou pelo mesmo”. Por isso, escreveu o livro.

Veja o vídeo: