Atualidade

NASA já está na órbita de Júpiter

Cinco anos depois, a NASA conseguiu entrar na órbita de Júpiter. A sonda Juno chegou esta madrugada ao maior planeta do sistema solar para perceber as suas origens, nomeadamente se possui um núcleo de elementos pesados no seu centro ou se é composto por gás.

A viagem tinha tudo para dar errado, mas foi concluída com sucesso. A nave, movida a energia solar, não é tripulada e começou a sua viagem rumo a Júpiter há cinco anos, deslocando-se a uma velocidade de mais de 130000 milhas por hora (ou seja, 209200 km/h).

De acordo com o centro de controlo, Juno foi capturada pela gravidade daquele planeta. A confirmação do sucesso da operação chegou hoje às 04h53, hora de Portugal, e foi recebida com aplausos e euforia entre a equipa da NASA.

Para além da importância da missão, a probabilidade de falhar seria catastrófica a nível financeiro. Estava em causa um investimento de milhões de dólares e o trabalho de 15 anos de muitos investigadores.

Poucas horas depois de ter chegado ao planeta, a sonda Juno captou os primeiros sons de Júpiter:

Juno sobrevoará Júpiter 37 vezes durante um ano terrestre. A sonda vai usar vários instrumentos, fornecidos por Itália, França e Bélgica, como parte de uma parceria com a Agência Espacial Europeia, para estudar o funcionamento do planeta e analisar a sua composição. Júpiter terá sido o primeiro planeta a formar-se e tem o dobro da massa de todos os outros planetas do Sistema Solar juntos.