Álbuns da Semana

Garbage, Neil Young e Air: problemas sociais, proteção da natureza e temas raros

Quatro anos depois de “Not Your Kind of People”, os Garbage estão de volta ao mercado, ainda em “festa” pelo seu 20.º aniversário, com o álbum intitulado “Strange Little Birds”.

Rotulada como um dos maiores nomes do rock alternativo mundial, a consagrada banda norte-americana apresenta este novo trabalho que contempla 11 faixas e é revelador da experiência acumulada, ao longo dos anos, por Shirley Manson, Steve Marker, Duke Eriskson e Butch Vig.

Garbage

Apesar da sonoridade evoluída, a verdade é que “Strange Little Birds” como que nos transporta para o início da carreira dos Garbage, resgatando a natureza do quarteto americano, com temas cujas mensagens visam a igualdade e procuram expor os problemas da sociedade.

Confira isso mesmo aqui em “Empty”, o primeiro single deste que é o sexto álbum de estúdio dos Garbage.

E eis que lhe apresentámos agora “Earth”, o mais recente trabalho de Neil Young com o seu jovem combo “Promise Of The Real”, que foi gravado ao vivo no ano passado. Trata-se de um trabalho que traz um impactante apelo à causa ecológica e proteção do planeta Terra.

A propósito disso, logo na primeira faixa, no caso “Mother Earth (Natural Anthem)” do disco “Ragged Glory”, de 1990, ouve-se a seguinte interrogação: “How long can you give and not receive?” (“Durante quanto tempo podes dar sem receber?”).

young

Para além dessa e de outras escolhas mais antigas, há ainda temas como “Wolf Moon”, do disco de 2015 “The Monsanto Years”, com os mesmos protagonistas deste concerto de rock/folk, que passa uma importante mensagem de reflexão sobre a preservação do nosso meio ambiente.

Numa entrevista recente, o músico, de 70 anos, revelou-se totalmente solto de qualquer obrigação comercial, incentivou os seus fãs a piratearem o novo álbum e ainda destacou a presença do reino animal neste trabalho singular. Entre também nessa onda, ouvido o “Wolf Moon” aqui:

Para terminar a semana, fica mais esta sugestão musical, a assinalar os 20 anos de carreira dos franceses Air. Este dueto esteve recentemente a atuar no nosso país e lançou, agora, “Twentyears”.

Falamos de uma antologia de cinco discos (3 CDs e 2 LPs), na qual consta uma seleção “best of” de temas provenientes da discografia da banda, embora o 2.º CD tenha várias surpresas, pois contém temas raros e que nunca chegaram a ser editados.

Air

Há, de resto, um 3.º CD na versão Deluxe (cinco discos), com remixes para outros artistas mundialmente conhecidos, como são David Bowie, Depeche Mode ou Neneh Cherry.

Inspire-se agora neste “La Femme D’Argent”, do álbum “Moon Safari”, que foi editado em 1998.