Cultura

Sines dedica mês de junho ao teatro

As localidades de Sines e Porto Covo, no litoral alentejano, recebem, durante o mês de junho, seis companhias de teatro, portuguesas e estrangeiras, numa iniciativa do município que culmina com um espetáculo do grupo Teatro do Mar, no dia 26.

Trata-se da terceira edição da iniciativa “Em Junho há Teatro em Sines”, no distrito de Setúbal, que começa no sábado, com a Cia. Cocotte, de Barcelona, que apresenta o espetáculo “Les Rois Fainéants”, uma criação coletiva de Joan Cusó inspirada no trabalho da companhia Les Deschiens e no cinema de Jacques Tati.

Em Porto Covo, no dia nove, o espetáculo acontece ao ar livre, com a companhia alentejana Baal17 que leva ao palco “Uma Menina Bem Guardada”, uma comédia-vaudeville do século XIX, onde o autor, Eugéne Labiche, brinca com os costumes da burguesia da época.

Dois dias depois, a 11 de junho, sobem ao palco do Centro de Artes de Sines os atores Carlos Paulo, Margarida Cardeal, Maria Ana Filipe e Maria Vieira para apresentar “O Último dos Românticos”, uma peça levada à cena pela Comuna, com texto original de Neil Simon adaptado e encenado por João Mota.

A festa do teatro continua em Sines, no dia 18, com a comédia “La Carta”, um espetáculo do italiano Paolo Nani inspirado nos “Exercícios de Estilo”, do escritor Raymond Queneau.

No último fim de semana do mês, concentram-se dois espetáculos, “Gente Muito Perto”, pelo Casear, dia 24, e “EntreLaços”, pelo Teatro do Mar, de Sines, nos dois dias seguintes.

A par dos espetáculos, a companhia de teatro de Sines propõe ainda uma visita à exposição “Teatro do Mar: 30 Anos a Criar”, que celebra as três décadas dedicadas à arte cénica, patente até ao 26 deste mês no Centro de Artes.

A iniciativa “Em Junho há Teatro em Sines” decorre pelo terceiro ano consecutivo, numa parceria entre a Câmara Municipal e a 17.ª edição da Mostra Internacional de Teatro de Santo André.