Cultura

Proibido de filmar no Portugal dos Pequenitos artista faz “filme cego”

O artista Vasco Araújo foi proibido de filmar no Portugal dos Pequenitos e, como consequência, inaugurou, em Coimbra, uma exposição com um vídeo sem imagens e a resposta da fundação que gere o parque ao seu pedido.

A exposição “E daqueles que não queremos saber”, foi inaugurada ontem (31 de maio) – antecedendo o Dia da Criança -, no Laboratório de Curadoria do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, apresenta a peça inédita “Parque Temático”, de Vasco Araújo, em que o artista procura criar um diálogo entre as esculturas de africanos, que se encontram à entrada dos pavilhões das antigas colónias portuguesas, no Portugal dos Pequenitos.

Face à recusa da Fundação Bissaya Barreto (FBB), gestora do espaço, a que o artista filmasse o parque temático, Vasco realizou um vídeo de oito minutos a ser exibido na exposição apenas com um fundo preto, sem qualquer imagem do espaço, enquanto se ouve uma voz a ler o texto previamente criado, onde as cartas enviadas e a resposta da fundação serão também exibidas como peças expositivas.

“Parque Temático” surgiu depois de várias visitas do artista ao Portugal dos Pequenitos, em que o responsável do filme pretendia filmar as estátuas de “negros com beiças pintadas de vermelho, que lembram o Tintin no Congo, “a questionarem-se sobre quem as levou para ali e o que estavam ali a fazer”.

10404413_908831145808294_4033034305626902134_n

Para o artista, o parque representa ainda uma “relação eurocêntrica e autoritária”, num olhar “para os outros como inferiores e exóticos”, alimentando a ideia do ‘lusotropicalismo’ (ideia de um colonialismo português benigno).

Segundo Vasco Araújo, a recusa da Fundação para a realização do filme é “um reflexo da forma como Portugal se relaciona com o seu passado colonialista”.

Na exposição vão estar também presentes as peças “O Morto”, de 2010, e “O Jardim”, de 2005, vídeo onde o artista também problematiza questões relacionadas com o colonialismo, com filmagens no Jardim Tropical, em Lisboa.