Lifestyle

Roteiro: Passaporte Lounge Terrace

Aberto desde junho o Passaporte Lounge Terrace é, por excelência, um dos cartões-de-visita de Coimbra. Não há quem entre na cidade do Mondego, pela ponte de Santa Clara, que fique indiferente ao imponente terraço que lá do alto abraça quem chega. Instalado num palacete secular, construído sobre a base da antiga Torre de Belcouce da muralha da cidade, que foi residência do Doutor Ângelo da Fonseca e onde posteriormente funcionou o Governo Civil de Coimbra; este é um dos mais recentes espaços de lazer de referência da cidade.

Adriano Cruz, Álvaro Gouveia e Melo e Pedro Bastos são os mentores do Passaporte Lounge Terrace. Um local para ir sem pressas, para estar e desfrutar de toda a envolvente. Não só do terraço, ex-libris deste palacete, com uma vista soberba sobre o rio, a margem esquerda e a baixa da cidade dos estudantes; mas também das salas interiores, requintadas e pejadas de história. A antiga biblioteca, transformada agora em sala de visitas, recebe-nos com os móveis originais onde se pode apreciar a exposição da coleção de vinhos do Passaporte e uma agradável lareira ladeada de sofás espera os visitantes nas noites mais frescas.

Aberto todos os dias a partir das 11h00, o Passaporte Lounge Terrace disponibiliza um buffet, que se prolonga até às 16h00, composto por um prato diário sugestão do chef, sopa, massas, quiches e saladas. Para além do buffet, na carta do Passaporte é possível encontrar uma oferta eclética de tapas, pratos da cozinha portuguesa e referências à gastronomia internacional, satisfazendo o gosto dos muitos turistas que frequentam o espaço.

No que respeita às refeições à carta, é ponto de honra da casa que todos os pedidos sejam confecionados na hora e com produtos frescos adquiridos no comércio local, garantindo um paladar apurado pelas mãos da chefe Cláudia Patrício. As sobremesas estão entregues ao saber e experiência da mestre doceira D. Clara. A equipa principal da cozinha fica completa com o jovem cozinheiro revelação Pancas e dois outros ajudantes principais que garantem o funcionamento ininterrupto do serviço de refeições. O Bife Imperador, a Francesinha Passaporte ou as Gambas à Passaporte, são alguns dos pratos mais pedidos que têm garantido rasgados elogios a Cláudia Patrício. Em breve, a chefe promete novidades com a apresentação da carta de 2016.

Para acompanhar a refeição, ou simplesmente degustar, a seleção de vinhos é variada com oferta de castas das regiões do Alentejo, Bairrada, Dão e Douro. A escolha vai dos vinhos verde, tinto, branco e rosé, até ao espumante e ao champanhe. Também no serviço de bar a oferta de cervejas, gins, licores e cocktails é extensa a pensar nos gostos ecléticos dos clientes das mais diversas nacionalidades que passam pelo Passaporte.

Este palacete onde durante mais de seis décadas se tirou o passaporte, agora aberto a todos os visitantes, convida a uma viajem pelos cinco sentidos na serenidade de um espaço pejado de história.

Ficha técnica
Texto: Teresa Arsénio
Fotos: MCrespo
Assistente de fotografia: JRCrespo
Produção Executiva: Teresa Arsénio
https://www.facebook.com/PASSAPORTE.lounge.terrace